PUB
CIN Woodtec

Dia Mundial contra o Cancro celebra-se com programa de sensibilização

Dia Mundial contra o Cancro celebra-se com programa de sensibilização

No próximo dia 4 de fevereiro, sexta-feira, celebra-se o Dia Mundial do Cancro, e a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) aproveita a data para apelar à importância da igualdade no acesso aos cuidados de saúde.

A campanha, sob o mote “Por cuidados mais justos”, irá durar três anos e pretende a promoção da equidade na prestação de cuidados de saúde para todas as populações.

“A campanha expõe os maiores problemas no acesso igualitário à saúde que se prende muitas vezes com fatores socioeconómicos que impedem muitas pessoas de ter acesso à prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados que salvam vidas. Essas barreiras devem-se muitas vezes a contextos culturais, localização geográfica, género, rendimentos económicos, educação, e discriminação ou suposições baseadas na idade, género, orientação sexual, etnia, deficiência e estilo de vida – e levam a grandes discrepâncias nos riscos de desenvolver cancro e as possibilidades de sobrevivência”, explicam em comunicado ao que a VIVA! teve acesso.

No mesmo documento sublinharam também que devido à pandemia, a situação piorou e estimam que metade da população mundial “não tem acesso a todo o tipo de serviços essenciais de saúde” devido aos custos. Acrescenta também que os soentes oncológicos estão a ser afetados “há um esquecimento total destes Doentes que continuam “encostados” à espera que a pandemia termine”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A incidência de Cancro tem vindo a aumentar e, infelizmente, os Doentes com cancro têm sido sistematicamente esquecidos, facto que vai impedir a cura de inúmeros cancros, uma mortalidade dramática e uma sobrevivência sem qualidade de vida.
O verdadeiro parente pobre do Serviço Nacional de Saúde é, sem dúvida, o Doente Oncológico!”.  

Conheça o programa para da LPCC-NRN:

9:30 – Inauguração da nova lona na fachada do edifício da sede NRN – Areosa – Porto
10:00 – Entrega de 14 bolsas de investigação a jovens investigadores no valor de 168 mil euros – Auditório LPCC-NRN – Areosa – Porto
11:30 – Balão de ar quente como ação de sensibilização – Cordoaria, Porto
18:00 – Homenagem aos Doentes com Cancro – Cerimónia das Luminárias – Jardim do voluntariado – IPO-Porto

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem