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Dia do Vinho do Porto assinala-se a 10 de setembro

Dia do Vinho do Porto assinala-se a 10 de setembro
O Dia do Vinho do Porto será assinalado pela primeira vez a 10 de setembro e será uma homenagem aos viticultores, comerciantes e ao vinho produzido na mais antiga e regulamentada região demarcada do mundo – o Douro.

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A Região Demarcada do Douro foi criada a 10 de setembro de 1756, através da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, pelo Marques de Pombal.
Para o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Manuel de Novaes Cabral, “o Port Wine Day (Dia do vinho do Porto) é um dia de celebração mais especial do vinho do Porto”, de homenagem aos produtores, comerciantes e todos os intervenientes que, ao longo da história, ajudaram a consolidar o vinho do Porto como “embaixador da região, da cidade e do país no mundo”.
Para esta primeira edição, o IVDP organizou um seminário, que se realiza no Porto, onde vão ser debatidos temas como os “Desafios do mercado asiático” e “O futuro da harmonização da gastronomia e vinhos”. Entre os convidados, destaque para a especialista Debra Meiburg, que chega de Hong Kong e é considerada a sétima mulher mais influente no mundo dos vinhos, bem como o sommelier Ferrán Centelles.
Para Manuel Cabral, o mercado asiático, desde a China, à Coreia do Sul ou outros países, “é relevante e levanta muitas expectativas”. “Valia dos mercados e como abordar esses mercados, este é o principal objetivo deste nosso debate”, declarou o presidente do IVDP.
A “diversificação dos mercados” de vinho do Porto e a “sustentação dos mercados tradicionais” são áreas onde “ainda há muito trabalho a fazer”.
Atualmente, cerca de 80% deste vinho é comprado em países como a França, Portugal, Holanda, Bélgica, Estados Unidos da América e Grã Bretanha.“Temos que encontrar novos mercados, mas é preciso também trabalhar melhor nos atuais, sobretudo encontrar formas de penetrar com os produtos de valor acrescentado, em particular as categorias especiais de vinho do Porto”, disse Manuel Cabral.
Entre janeiro e junho deste ano, foram vendidos 141 milhões de euros de vinho do Porto, mais 2,3% do que em igual período de 2013, com um aumento significativo nas categorias especiais. “Estamos no caminho da valorização do produto”, salientou.
A tarde do Port Wine Day terá como protagonistas os produtores que vão dar a conhecer e a provar os melhores vinhos vintage da primeira década do século XXI.
No dia seguinte, os especialistas e jornalistas que participarem no evento são convidados para uma visita ao Douro.

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