PUB
Recheio 2024 Institucional

Dia de celebração em Serralves! Foi inaugurada a nova Ala Álvaro Siza

Dia de celebração em Serralves! Foi inaugurada a nova Ala Álvaro Siza

Esta quinta-feira, dia 19 de outubro, fica marcada pela inauguração do Edifício Poente do Museu de Arte Contemporânea, por parte da Fundação de Serralves. Ao todo, esta nova abertura um aumento de mais de 40% da área de exposição, tal como refere o Porto Canal.

Numa nota deixada à imprensa, na terça-feira, dia 17 de outubro, a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, “salientou que o novo edifício é um marco na história da instituição, que vai permitir um aumento de 44% na área de exposição do museu, tendo representado um investimento de 10 milhões de euros, financiado em cerca de quatro milhões por fundos comunitários”, de acordo com a mesma fonte de informação.

Para Ana Pinho, a implementação da nova Ala Álvaro Siza é bastante útil em duas necessidades evidentes da fundação. Tendo o edifício três pisos, dois deles dedicados a exposições e outro à coleção de arte contemporânea de Serralves, “que estará assim exposta em permanência de forma dinâmica, e um dedicado à área Arquitetura, que é também um eixo fundamental da Fundação de Serralves” (via Porto Canal).

Quanto à data de abertura das primeiras exposições do edifício, esta prevê-se para 2024, sendo que os temas inaugurais incidirão sobre as obras de arte da coleção permanente da Fundação de Serralves e sobre os trabalhos arquitetónicos de Álvaro Siza.

No entender de Álvaro Siza, famoso arquiteto portuense, o projeto em questão funcionou na perfeição, devido a um fator que, para o próprio, é raro de acontecer. Neste caso, “a continuidade de relacionamento entre um arquiteto e um dono de obra”, o que “nem mesmo com os Papas acontecia”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como em qualquer obra de elevado relevo, Siza Vieira, que, entre muitos outros trabalhos, chegou a projetar, em 1999, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, e, em 2019, a Casa do Cinema Manoel Oliveira, reconhece que nem tudo foi fácil.

“Os condicionamentos principais [foram] a localização numa área do Parque [de Serralves] classificada com espécies vegetais protegidas, acesso a partir da atual recepção […] e o acesso alternativo a partir do jardim”, referiu, tal como cita o Porto Canal.

Apesar das dificuldades, o mais importante é que o objetivo principal foi cumprido. Posto isto, esta quinta-feira, 19 de outubro, é dia de celebrar a inauguração do Edifício Poente do Museu de Arte Contemporânea, por parte da Fundação de Serralves.

Foto: Nelson Garrido

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce