PUB
Philips S9000

Dia das Pessoas com Deficiência

Dia das Pessoas com Deficiência
Dia das Pessoas com Deficiência celebrado para desmistificar tabus e contrariar a desinformação

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora na próxima quinta-feira, no Porto, será assinalado com uma sessão de entrega de prémios do concurso de fotografia “A inclusão na diversidade” e uma sessão sobre a sexualidade na deficiência (agendada para sexta-feira), que pretendem denunciar a falta de inclusão na sociedade de pessoas com deficiências e desmistificar tabus.
Os dois eventos comemorativos, pelos quais a publicação Plural&Singular é responsável, vão realizar-se no Centro Português de Fotografia e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), respetivamente.

Segundo Sofia Pires, uma das responsáveis pela iniciativa da Plural & Singular, esta data é celebrada pela necessidade de alertar os cidadãos para “aqueles que são, por tendência, excluídos porque são mais débeis ou fogem de um padrão considerado normal, estando assim sujeitos a atos discriminatórios”, incluindo pessoas mais idosas, mulheres, crianças, pessoas com algum tipo de limitação, carenciados ou doentes.
Na conferência, que vai abordar as relações amorosas, de amizade e familiares, serão dados testemunhos de pessoas com deficiência visual, paralisia cerebral e tetraplégica, que falarão das suas experiências, a nível sexual e afetivo, de forma a chamar a atenção e esclarecer dúvidas.
Um debate integrará ainda a iniciativa, que tem temas já estipulados: os conceitos, a discriminação, a diversidade e a assistência sexual.
dipd1Sofia Pires explicou que “o tema ‘Sexualidade e Afetos’ começou a ser pensado no ano passado, depois de haver a perceção de que, em Portugal, ainda é um assunto pouco abordado, encarado como um tabu, gerando discriminação, por uma enorme falta de informação, que queremos contrariar”.
A segunda edição do concurso “A Inclusão na Diversidade”, cuja entrega de trabalhos ocorreu até ao passado dia 15 de outubro, tem como intuito reunir um conjunto de imagens que mostrem o verdadeiro sentido de inclusão ou que denuncie a falta da mesma na sociedade portuguesa.
O concurso, que entregará três prémios e uma menção honrosa, em que dois são para Portugal, um para o Brasil e outro para a Rússia, quis assentar, desde o início, na ideia de uma inclusão real, onde existe igualdade de direitos, cidadania e uma participação ativa na vida pública por parte de pessoas que possuem deficiências, o que nem sempre acontece.
dipd3Os vencedores foram escolhidos a partir de um leque vasto de participantes, tanto amadores como profissionais ou pessoas mais velhas e mais novas, segundo critérios como originalidade, criatividade e composição.
Neste primeiro dia da iniciativa, haverá ainda uma apresentação do livro “Uma forma de continuar” de Rui Machado, psicólogo e ativista na área da deficiência, e que está ligado à desmistificação da sexualidade na deficiência.
Também haverá a atuação de um utente da Associação de Paralisia Cerebral do Porto que, em conjunto com o Fuse dos DEALEMA, vai apresentar um tema da sua autoria e que falará sobre a sua experiência e das barreiras que teve de ultrapassar.
Desta forma, a iniciativa estimula um olhar mais atento da sociedade sobre o meio que a rodeia, querendo “demistificar a deficiência junto das pessoas sem deficiência” e alcançar uma sociedade verdadeiramente inclusiva na diversidade.
Já no segundo dia, que conta com a conferência “Sexualidades & Afetos”, cujos temas serão abordados numa secção, a partir de janeiro de 2016, na publicação Plural & Singular, visa sobretudo informar as pessoas sobre dúvidas ou pensamentos que tenham.
O evento irá começar às 14h30, agora na FPCEUP, e vai contar com a presença do sexólogo e psicólogo clínico, Jorge Cardoso.
Até ao momento já estão cerca de quatro dezenas de pessoas inscritas, segundo a organização. Os cidadãos da Área Metropolitana do Porto poderão ter acesso a transporte desde o local de residência até à FBCEUP, bastando enviar um e-mail para o endereço [email protected]. Para o mesmo endereço deverá ser enviada a inscrição, que é gratuita.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Texto: Raquel Andrade Bastos

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem