No próximo sábado, dia 13 de janeiro, a Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto vai abrir portas à celebração do Dia da Cultura Romena. A data será assinalada com um concerto, a iniciar às 21h30, que levará o público numa “viagem pela música originaria da Roménia”.
“O que sabe sobre a cultura romena? Que músicas ou compositores conhece? Será esta a área a explorar (…). Não exclusivamente, mas o foco da noite serão, precisamente, os compositores romenos do século XX”, lê-se no portal de notícias da Universidade do Porto (U.Porto).
Stan Golestan, George Enescu, Dan Dediu, Constantin C. Nottara serão os compositores homenageados com obras para piano e viola de arco, entre as quais Pavana da Suite op. 10, de G. Enescu, “uma verdaedira referência da música europeia”.
No piano, Constantin Sandu, “concertista de excelência” e coordenador da área de piano do Departamento de Música da ESMAE (Politécnico do Porto), e na viola de arco, Ceciliu Ovidiu Isfan, galardoado instrumentista especializado em música de câmara.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Embaixada da Roménia em Portugal e o Instituto Cultural Romeno, com o apoio da Casa Comum da U.Porto.
A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.
Foto: Universidade do Porto