PUB
CMPorto

Desporto no Bairro: o programa que leva modalidades gratuitamente aos jovens

Desporto no Bairro: o programa que leva modalidades gratuitamente aos jovens

O desporto deve ser para todos, independentemente da situação financeira de cada um. Por isso mesmo, a Câmara do Porto apresentou o projeto “Desporto no Bairro”, esta quinta-feira, que visa estimular o exercício físico nos mais jovens de forma gratuita.

Como refere o Porto Canal, a presente edição vai ter uma duração que ronda os 7 meses. Feitas as contas, isso significa que serão atribuídos apoios a mais de 1.000 crianças e jovens da cidade Invicta.

As zonas incluídas englobam áreas como Lagarteiro, Pasteleira, Francos, Miragaia, entre várias outras. No entender da vereadora da Juventude e Desporto, trata-se de uma medida bastante importante para as crianças da cidade.

“Esta iniciativa proporciona um primeiro contacto com modalidades de âmbito urbano que têm tido um grande crescimento no município do Porto, dirige-se a crianças e jovens, entre os seis e os 22 anos” – explica Catarina Araújo (via JN).

O objetivo é também estimular o rendimento na escola

Para além de dar um contacto próximo com o desporto, esta iniciativa facilita naquela que é a procura por um maior rendimento escolar. Nesse sentido, a vereadora acredita que o desporto pode servir como uma espécie de ferramenta estruturante.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Assim, o município tem a esperança de que o “Desporto no Bairro” consiga “ajudar os jovens a encontrar um caminho, potenciando novas aprendizagens, derrubando barreiras, promovendo a inclusão social”.

Outra boa notícia acerca deste programa municipal é que os melhores terão direito a 14 bolsas que os permitam continuar a praticar estas modalidades de forma continuada. Ao todo, estas subdividem-se em: breaking (2), skate (2), surf (2) e street basket (2).

“Os 14 bolseiros vão ser selecionados entre os participantes de cada modalidade. Terão acesso à inscrição e a todo o material necessário para que possam continuar a praticar aquele desporto” – afirma Catarina Araújo (via JN).

Ao todo, já lá vão quatro edições do “Desporto no Bairro”, sendo que esta é a quinta. Segundo o Porto Canal, as 18 áreas abrangidas este ano representam mais uma do que em 2023.

Posto isto, só é preciso uma coisa para usufruir desta iniciativa: aparecer. Basta conhecer os horários e locais das atividades, pelo que não é preciso efetuar qualquer tipo de inscrição.

Fotografia: Pexels
PUBLICIDADE

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem