Philips

Descubra como visitar o Porto sem sair de casa

Descubra como visitar o Porto sem sair de casa

Numa altura em que os portugueses voltam a enfrentar o duro desafio de estarem confinados e que começam a escassear ideias de como desfrutar das horas livres, a VIVA! apresenta-lhe alguns locais emblemáticos que pode continuar a visitar, mesmo sem sair de casa.

A máquina fotográfica dá lugar ao computador e a mochila carregada, possivelmente, a um mero bloco de notas, mas a experiência, garantimos, mantém-se inalterável. E o melhor é que pode fazê-la à hora que quiser, no lugar que quiser e como entender!

Pode começar por visitar o Centro Histórico da cidade do Porto, num passeio que, sugere a página “Visit Porto” parta do Terreiro da Sé. “Vamos descer as escadas do Barredo, e passar por uma das suas ruas mais antigas com uma casa torre medieval”, lê-se na publicação, que convida à descoberta dos bairros da zona da Ribeira, os mais procurados pelos turistas.

Posteriormente, a opção passa pelo Largo de S. Domingos, a caminho de Campo dos Mártires da Pátria, sendo que para tal percorrer-se-á a Rua das Flores e a Rua dos Caldeireiros. “Descendo a Rua das Taipas chegaremos ao Passeio das Virtudes com o seu mirante sobre o bairro de Miragaia”.

Um passeio pela Ribeira e Cais de Gaia é outra das sugestões pela qual poderá optar durante este período assim como “um percurso pela marginal do Douro no Porto, desde Miragaia até à Foz velha na barra do Douro”. Pode passar por alguns dos mais emblemáticos mirantes da cidade do Porto e ruas circunscritas à zona portuense de Património da Humanidade, como desde a Igreja do Carmo até Massarelos.

Contudo, se as suas preferências passam por visitar espaços históricos, culturais e naturais, saiba que pode também fazê-lo virtualmente. O “Visit Porto” sugere, por exemplo, uma visita à Torre dos Clérigos, que se encontrava encerrada já antes das novas regras decretadas pelo Governo, devido a “obras de melhoramento”.

Pode também ficar a conhecer o Jardim Botânico do Porto, a Casa-Museu Abel Salazar e o edifício da Reitoria no conforto do seu lar. A Universidade do Porto lançou, recentemente, um conjunto de percursos virtuais 3D que o vão deixar bastante surpreendido.

A Casa da Música, a emblemática Estação de São Bento, a Casa de Serralves, a Livraria Lello e o Palácio da Bolsa são outros dos locais que poderá visitar.

Aventure-se nesta viagem pelo Porto a partir de sua casa e deslumbre-se com o melhor da cidade…

Viva! no Instagram. Siga-nos.