PUB
Recheio 2024 Institucional

Descubra 5 grandes influências do Porto em Harry Potter

Descubra 5 grandes influências do Porto em Harry Potter

Não é preciso empenhar uma varinha mágica e ter a capacidade de aplicar feitiços para entender que o Porto é uma cidade repleta de magia. Pela sua história, pela sua beleza natural, pelas suas gentes e não só, a Invicta é um local, onde quem passa, por regra, leva um bocadinho da cidade consigo.

Que o diga J.K. Rowling! Provavelmente, já terá ouvido falar sobre este nome, mas para os mais desatentos, trata-se da pessoa que escreveu a saga de Harry Potter, com uma grande dose de inspiração portuense à mistura. Sim, leu bem! J.K. Rowling, a grande autora das aventuras de Harry, Ron e Hermione, chegou a fazer vida no Porto. Posto isto, a questão que se coloca é: de que forma terá a Invicta impactado as histórias de Rowling?

Café Majestic

Reza a lenda que a autora inglesa escreveu Harry Potter e a Pedra Filosofal no Café Majestic. Não sabemos qual terá sido o pedido ao certo. Se uma torrada com um galão quentinho, ou um simples café, mas uma coisa é certa: alimentaram-se ideias, que ainda hoje marcam, não só o Porto como todo o mundo. Afinal de contas, quem é que nunca viu o Harry Potter?

As bonitas mesas de mármore do emblemático café do Porto eram, frequentemente, utilizadas por Rowling e o seu, agora ex-marido, Jorge Arantes.

Na Invicta, J.K. Rowling terá escrito, também, o seu primeiro grande romance, “O Espelho dos Invisíveis”. Há quem diga, ainda, que a autora que deu vida a Harry, Ron e Hermione era visitante assídua do restaurante Estrela d’Ouro, na Rua da Fábrica.

Foto: Agnieszka Skalska / Shutterstock)

Livraria Lello

Se é do Porto, quando passa pela Lello, está mais do que habituado a ver uma fila que vai desde a livraria, sensivelmente, até ao Algarve. Estamos a brincar, não é assim tão longa, mas certamente percebeu a ideia! Geralmente composta por turistas, a fila preenche-se de pessoas que procuram ver a livraria, não só pela beleza do espaço em si, mas também pela relação que o público estabelece entre a Lello e Harry Potter.

Reforçamos: o público. Durante muitos anos, acreditou-se que a autora inglesa ter-se-ia inspirado na livraria Lello para imaginar os cenários de Hogwarts, mas Rowling, num tweet antigo, confessou nunca ter entrado no espaço nem saber da sua existência, ainda que reconheça a sua beleza evidente.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O tweet de J.K. Rowling, em 2020, gerou alguma polémica pelo seu caráter inesperado, no entanto a verdade é que os anos passaram e as filas continuam enormes, para visitar um espaço que, podendo-se associar ou não a Harry Potter, é de uma beleza incomparável.

Foto: Salt In Our Hair

Traje Académico

Para nós, é comum passar nas ruas do Porto e observar pessoas vestidas com uma capa preta. No entanto, trata-se de uma prática que surpreende aqueles que por cá passam. Há, até, quem pense que o traje académico é inspirado em Harry Potter, mas a verdade é que é exatamente o oposto. As vestimentas de Harry e companhia foram, assim, inspiradas nas fardas utilizadas pelos estudantes do ensino superior no Porto, que é semelhante à de grande parte dos estudantes de outras cidades do país.

Foto: Medium

Discoteca Swing

Certamente já ouviu falar em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. A questão é: sabia que a dedicatória do livro menciona uma discoteca da cidade do Porto? É verdade. A discoteca em questão chama-se Swing, espaço esse que foi frequentado por J.K.Rowling. Na dedicatória do livro, pode ler-se “Para Jill Prewett e Aine Kiely, as avós do Swing”, uma referência à discoteca e a duas colegas de casa da autora, na época. 

O espaço, frequentado pelas três professoras na Encounter English, ficava perto da rotunda da Boavista. Para além disso, diz-se que a autora frequentava, também, de forma frequente, o bar Meia Cave, na Ribeira.

Foto: Público

Jardins do Palácio de Cristal

Outro local em que se pode associar Harry Potter ao Porto são os jardins do Palácio de Cristal, onde J.K. Rowling terá escrito algumas partes de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Agora, esta referência é mais para os grandes fãs da saga. Se viu Harry Potter, certamente que está familiarizado com a Floresta Proibida. Esta teoria já é mais improvável, mas não deixa de ser curiosa, na medida em que especula-se que a mágica Floresta pode ter sido inspirada nos jardins do Palácio de Cristal. Se é verdade ou não? Há quem diga que sim, há quem diga que não, mas como se diz em bom português, cabe-nos a nós “puxar a brasa à nossa sardinha”, e convenhamos: quando o tema é a influência do Porto em Harry Potter, há muito por onde puxar.

Foto: Filipa Brito
PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem