PUB
Recheio 2024 Profissional

Dentista subaquático inaugura as “Shark Weeks” no Sea Life

Dentista subaquático inaugura as “Shark Weeks” no Sea Life
Durante três semanas, entre 18 de outubro e 10 de novembro, o oceanário do Porto vai dar a conhecer todas as curiosidades sobre os tubarões e até será possível alimentar alguns.

É já amanhã, sexta-feira, que arrancam as “Shark Weeks”, no Sea Life Porto, ação que se prolonga até 10 de novembro. A iniciativa pretende desmistificar a imagem atemorizadora que existe sobre os tubarões, revelando curiosidades e apontando as ameaças que condicionam a preservação da espécie.
Uma das principais características destes animais é a sua dentição: sempre que um dos muitos dentes se desgasta e cai é substituído por outro. Com o objetivo de alertar para a necessidade da higiene e saúde oral junto dos mais novos, um dentista subaquático vai explicar ao visitantes do oceanário, no tanque principal do Sea Life, e com recurso a uma mandíbula de tubarão e a uma escova de dentes gigante, todos os passos necessários para manter uma boa dentição. No exterior, e durante os fins de semana das “Shark Weeks”, serão os finalistas do curso de Medicina Dentária da Universidade Fernando Pessoa a dar todos os conselhos para uma boa saúde oral.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Tomar o pequeno-almoço ou lanchar com tubarões
Ao longo das “Shark Weeks” será possível participar, ativamente, nas diferentes refeições dos tubarões. No caso dos tubarões Port-Jackson, que vivem na baía das raias do Sea Life, são os visitantes a alimentar diretamente a espécie com a supervisão dos biólogos do oceanário. Já nas palestras “Fator Tubarão”, é possível descobrir, por exemplo, que a costa portuguesa tem mais de trinta espécies diferentes de tubarões, como o tubarão-azul, o tubarão-anequim e o tubarão-frade, o segundo maior peixe do mundo. A sua aproximação deve-se ao aumento da temperatura da água, fruto do aquecimento global, que os atrai para a costa à procura de alimento.

Luta contra o finning
As “Shark Weeks” pretendem ainda reforçar a batalha do Sea Life contra o finning, que conduz, anualmente, à morte de 70 a 100 milhões de tubarões. Esta prática consiste na captura do tubarão ainda vivo, cortando-lhe a barbatana e devolvendo o animal mutilado ao mar. As barbatanas são utilizadas para a criação da “sopa de barbatana”, uma iguaria muito apreciada na China, mas que tem conduzido ao fim precoce de milhões de tubarões.
Durante as três semanas das “Shark Weeks”, o Sea Life promove novo abaixo-assinado em todos os oceanários, com vista a aumentar a pressão sobre as instâncias europeias. O finning tem conduzido à criação de campanhas que têm envolvido várias figuras públicas. É o caso do ex-jogador e estrela da NBA Yao Ming que se juntou a Richard Branson pela preservação dos tubarões. A participação nas várias atividades das “Shark Weeks” não tem qualquer valor acrescido. Durante este período, será ainda possível obter um desconto de 50 por cento no passe anual do Sea Life Porto.

Datas dos mergulhos do dentista Sea Life:
Outubro: dias 18, 19, 20, 26 e 27 às 15h30
Novembro: dias 2, 3, 9 e 10 às 15h30

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil