PUB
Recheio 2024 Institucional

Deco chumba quase metade dos pratos de bacalhau de ‘take-away’ analisados

Deco chumba quase metade dos pratos de bacalhau de 'take-away' analisados
A análise contemplou 26 refeições compradas em cadeias de supermercados ou lojas das zonas de Lisboa e Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) chumbou quase metade das 26 refeições de bacalhau de ‘take-away’ testadas, devido a má qualidade de fabrico ou conservação. O estudo, cujos resultados serão publicados na próxima edição da revista Proteste, indica que 12 das refeições prontas de bacalhau “apresentaram resultados negativos ao nível da contagem de micro-organismos a 30 graus”. A análise abrangeu 26 refeições adquiridas em cadeias de supermercados ou lojas das zonas de Lisboa e Porto.
De acordo com a Deco, “uma contagem elevada daqueles micro-organismos [a 30 graus] pode ser sinónimo de uma refeição mal conservada pelo simples facto de não ter sido mantida à temperatura adequada”. A associação recordou, assim, que as refeições refrigeradas devem ser mantidas no expositor a uma temperatura entre os 0 e os 4 graus, sendo que os pratos quentes devem ser conservados acima de 65 graus. A investigação revelou igualmente a presença, em seis refeições de bacalhau, da bactéria ‘enterobacteriaceae’, que habita no intestino do Homem e dos animais e que é considerada um indicador que avalia a qualidade higiénica. “Estes resultados podem ser interpretados como um sinal de lacunas ao nível da higiene (cozedura inadequada ou contaminação posterior) e de temperaturas de conservação demasiado elevadas”, realçou a Deco.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem