Santander Escolhas 1

DDD+FITEI voltam juntos em 2020

DDD+FITEI voltam juntos em 2020

À semelhança do que aconteceu este ano, o DDD – Festival Dias da Dança e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica vão continuar com uma edição conjunta em 2020.

O DDD – Festival Dias da Dança e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica fazem um balanço positivo do resultado da “cumplicidade artística e parceria de comunicação” que os uniu pela primeira vez na edição deste ano.

Os dois festivais, que decorreram entre 24 de abril e 25 de maio, receberam “mais de 23.000 espetadores”, sobretudo nas cidades de Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo, com 57 espetáculos em sala a conseguirem lotação esgotada: 15 peças de teatro e 28 de espetáculos de dança.

“A 4.ª edição do DDD e a 42.ª do FITEI resultaram numa importante afirmação de posicionamento dos festivais no contexto nacional e internacional das artes performativas, com um consequente e significante impacto junto dos públicos”, aponta o balanço da organização, citado pelo Porto., destacando a forte adesão dos públicos profissionais à “Semana +”, pensada para a internacionalização da criação artística portuguesa, assim como a presença da comunidade brasileira em espetáculos e atividades que olharam com profundidade para o contexto atual do país-irmão, contribuindo para uma diversificação e formação de novos públicos.

Na rua, no programa “DDD Out”, estiveram “quase 2.000 pessoas”, com os dois festivais a destacarem as sessões à margem das récitas, de festas a oficinas de teatro e dança, e residências artísticas.

Já a “Semana +”, que aconteceu pela primeira vez, fruto da junção de esforços, atraiu um total de 98 programadores de vários países, 76 deles do estrangeiro.

Para a edição de 2020, a organização adiantou já alguns dos nomes do programa geral: o Dias da Dança apresenta “Quinta-feira?” de Cláudia Dias, em colaboração com Idoia Zabaleta, e uma coprodução internacional do aclamado coreógrafo italiano Alessandro Sciarroni, “Augusto”.

Por sua vez, o FITEI antecipa que Patrícia Portela e Alexandre Dal Farra apresentarão o projeto “Entrevista 86”, desenvolvido no contexto da residência deste ano, e o argentino Sergio Boris com “Artaud”.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli