CIN - Branco Perfeito

DDD- Festival Dias da Dança prepara workshops

DDD- Festival Dias da Dança prepara workshops

A 6ª edição do DDD- Festival Dias da Dança regressa à cidade do Porto, Matosinhos e Gaia, e traz com ele, um programa de formação para profissionais das artes performativas e estudantes de nível avançado.

O Festival está agendado de dia 19 de abril a 1 de maio e conta com com um conjunto de workshops com artistas nacionais e internacionais, que pela primeira vez irá ocupar também o novo CAMPUS Paulo Cunha e Silva.

O espaço de residências artísticas acolhe um conjunto de workshops especializadas para profissionais e estudantes, entre eles, o DDD CAMPUS sugere um com a orientação do coreógrafo Christian Rizzo, a 20 e 21 de abril, e um outro com a coreógrafa Meg Stuart, a 25 e 26 de abril, “onde se trabalhará um campo energético que vibra e se move através dos intérpretes, dando especial atenção à sutileza e à nuance”, explica o Porto..

Outras personalidades de renome do meio realizarão formações, como o encenador, coreógrafo e performer croata Matija Ferlin, de 22 a 24 de abril, Marlyn Ortiz, de 25 e 16 de abril, e Gustavo Ciríaco que marca presença de 27 a 29 do mesmo mês.

A 30 de abril e 1 de maio, o destaque é dado a um workshop de Vogue, com Yanou Ninja, Typhoon Prodigy, Christopher Saint Laurent e Vinii Revlon.

“O Vogue é uma das expressões dentro do Ballroom, criado pela comunidade negra e latina LGBTI no Harlem. Desde o início que o Vogue tem mantido os seus valores de luta e de resistência e tem crescido pelo mundo inteiro. Neste workshop, viajar-se-á por vários tempos e estilos”.

Já no que diz respeito aos espetáculos, o programa é assinado por coreógrafos nacionais e internacionais destaca-se, em abertura, Pantera, da dupla ClaraAndermatt e João Lucas, uma criação a partir da vida e obra do músico cabo-verdiano Orlando Barreto.

Também o coreógrafo francês Boris Charmatz, recentemente escolhido para a direção artística do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, que apresentará o seu mais recente solo Somnole, e a americana sediada na Europa Meg Stuart, com o seu último espetáculo CASCADE.

Um outro nome do DDD 2022 é Diana Niepce, bailarina e coreógrafa portuguesa, tetraplégica depois da queda de um trapézio em 2014. O seu espetáculo, Anda, Diana retrata a reconstrução do seu eu.

As inscrições para as formações estão abertas até 1 de abril através do preenchimento deste formulário ou poderá consultar mais informações da programação do DDD CAMPUS aqui.

Fotografia: DDD_2022_CASCADE_Martin Argyroglo

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem