PUB
CMPorto

D’bandada da Optimus regressa em setembro

D’bandada da Optimus regressa em setembro

no sentido de incentivar a cidade a “propor a sua própria organização de iniciativas”, de acordo com o diretor de comunicação da Optimus, no ato de apresentação do evento.
“Queremos perder o controlo da escolha musical”, frisou Pedro Moreira da Silva, aludindo à “lógica de continuidade” com as edições anteriores em que “já havia um espírito de festa aberta, em que todos os concertos são gratuitos, para uma festa popular, transversal e participativa”.
As novidades desta terceira edição vão incluir um espaço dedicado à spoken word, ou palavra falada, em que a rapper portuense Capicua vai convidar poetas da cidade a acompanhá-la numa iniciativa que baptizou de “Língua Franca”.
Pela primeira vez na D’Bandada, a música tradicional portuguesa vai estar representada através da curadoria de Tiago Pereira, músico responsável pelo projeto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, em que recupera e publica na Internet projetos obscuros e em extinção do folclore nacional, que deverá apresentar também pelas ruas do Porto.
As editoras de música nacionais vão estar representadas em três frentes, seja através da Optimus Discos, Clean Feed – que deverá invadir com jazz vários cantos da cidade – ou da Lovers & Lollypops, incumbida de uma “maratona” musical em que quatro bandas vão circular pelo Porto, passando o testemunho à seguinte e culminando num concerto coletivo.
Entre os vários projetos musicais que vão invadir o Porto no segundo fim-de-semana do mês, contam-se ainda a apresentação do primeiro álbum de Blaya, vocalista e dançarina saída dos Buraka Som Sistema, e do primeiro longa-duração dos portuenses Best Youth.
Esta terceira edição do Optimus D’Bandada vai ter como “quartel-general” o Clube Fenianos Portuenses, depois de nos últimos dois anos ter apresentado projetos musicais de toda a índole em cafés, cabeleireiros, restaurantes, monumentos e igrejas do centro histórico do Porto que, segundo a organização, mobilizaram “dezenas de milhares de participantes”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil