PUB
Junta da Galiza

D’Bandada 2015

D’Bandada 2015
Mais concertos e mais palcos na quinta edição

As festas de São João já foram celebradas na cidade do Porto, mas a verdade é que as típicas enchentes sanjoaninas regressarão amanhã à Invicta, com a quinta edição do NOS em D´Bandada. Este sábado – e ao longo de 14 horas – a Baixa será transformada no grande palco do melhor que a música portuguesa tem para oferecer. A escolha terá de ser rigorosa: serão 78 concertos gratuitos em 21 espaços. E há uma novidade a registar: este ano, o Coliseu do Porto decidiu juntar-se à festa, acolhendo, por exemplo, os concertos de fado de Aldina Duarte (19h30) e Carminho (21h00).

jorge_palmaJorge Palma em movimento

A programação volta a ter como base o projeto da editora NOS Discos, sobre a alçada do diretor artístico e programador do evento Henrique Amaro, contando com o apoio de diversas editoras e promotoras de música 100% portuguesa, nomeadamente a Azáfama, Filho Único, Lovers & Lollypops, Maus Hábitos, Pataca Discos, Sister Ray e Turbina. Tal como avisa a organização em comunicado, “o espírito de sempre mantém-se e vai haver música por todo o lado”. Os sítios mais improváveis também não estão descartados. Prova disso é a atuação de um dos nomes mais consagrados da música portugusesa, Jorge Palma, no elétrico 203, que percorrerá a Baixa da cidade a partir das 16h15.

E a Avenida dos Aliados será palco do concerto de Miguel Araújo, considerado um dos maiores embaixadores do evento, com participações especiais a cada edição. O espetáculo está agendado para as 22h30, depois da atuação dos Black Mamba (21h15). Na Praça dos Poveiros será o hip-hop a reinar. Além da presença confirmada dos aclamados artistas Valete (00h45) e Sam The Kid/Mundo Segundo (23h30), haverá ainda tempo para a apresentação dos novos projetos nacionais neste segmento: Mike el Nite (21h30) e Deau (22h30). A Praça dos Leões será, ‘como manda a tradição’, um espaço reservado aos projetos eletrónicos: Sampladélicos (18h30), Thunder & Co (19h30), Xinobi (23h00) e Moullinex (00h00).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

miguel_araujoA maior edição de sempre

Outra novidade do D´Bandada 2015 é a inserção da Igreja de Santo Ildefonso, na Praça da Batalha, na lista de pontos de paragem obrigatória. O espaço receberá os concertos de Éme (20h00), Benjamim (21h00) e Tape Junk (22h00). Há ainda Pega Monstro (18h00) no Maus Hábitos, Coelho Radioativo (16h00) no Café au Lait, Beautify Junkyards (00h45) no Passos Manuel, Modernos (23h00) no Plano B, Tó Trips (17h00) no Café Ceuta e Peixe (22h30) no Vitória. O público infanto-juvenil não ficará esquecido. Aliás, as atividades que lhe estão destinadas surgem bastante mais cedo, logo a seguir ao almoço, no jardim do passeio dos Clérigos.

Se, em 2014, o evento musical levou mais de 250 mil pessoas às ruas portuenses, no âmbito dos 62 concertos em 19 palcos, nesta edição, os promotores pretendem, pelo menos, manter a fasquia, mas com qualidade. Por isso é que, para Henrique Amaro, o objetivo “não é hipotecar o que já foi conquistado”, mas sim “tentar ser maior sem perder o ADN”.

Texto: Mariana Albuquerque

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem