PUB
Recheio 2024 Institucional

“Cultura em Expansão”

“Cultura em Expansão”
“Cultura em Expansão” continua no Porto até dezembro

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O programa portuense “Cultura em Expansão”, que decorre este ano pela terceira vez, alastra-se até dezembro a vários locais da cidade do Porto. Este sábado estreia o espetáculo “O Mundo é Redondo”, que se repetirá seis vezes até 13 de novembro, em diferentes espaços.

A música, o cinema, o teatro e a dança continuam a envolver a comunidade e continuam a alastrar-se por toda a cidade do Porto, no âmbito do programa cultural, que é considerado por Rui Moreira, presidente da câmara municipal, como um “projeto central” na promoção da arte e um sinal do “espírito de resistência da cultura na cidade”.
Já este sábado, o espetáculo de Regina Guimarães, com música de Peixe e encenação de Nuno Cardoso, e que tem a particularidade de contar com a participação de moradores da cidade, retrata alguns dos mistérios do mundo globalizado e o jogo de distâncias e aproximações inesperadas através do qual o “bairro” o intui e representa.
cultura_expansao_2016_2“O Mundo é Redondo” procura rever musicalmente a distância e a posição de cada um num mundo povoado de pessoas singulares e livres.
O espetáculo pretende, ao trabalhar sobre as formas de aproximação à música e ao espetáculo cantado e recitado por não profissionais, construir um dispositivo de instalação em espaços plurais, em quatro diferentes bairros do Porto.
“O Mundo é Redondo” faz parte do projeto artístico “Arquipélago” que tenta esbater a fronteira tradicional entre o criador, espetador e produtor.
O espetáculo sobe este sábado e domingo ao palco do Auditório da Junta de Freguesia de Campanha, nos próximos dias 5 e 6 é apresentado no auditório da Paróquia de Ramalde, no dia 12 na Associação Recreativa Malmequeres de Noêda e, por fim, no dia 13, no Círculo Católico de Operários do Porto.
Ainda no mês de novembro, no dia 20, o “Cultura em Expansão” levará até Aldoar uma viagem pela obra de três realizadores emblemáticos do cinema mudo. A sessão contará com excertos de vários filmes de Charles Chaplin, Buster Keaton e Georges Méliès, que serão acompanhados pela música do pianista Filipe Raposo.
No dia 26 de novembro, o bairro da Pasteleira é palco de um concerto do quarteto barcelense Glockenwise em conjunto com a Orquestra Juvenil da Bonjóia.
Aldoar recebe, de novo, uma sessão de cinema no dia 4 de dezembro, com a exibição da obra “O Gabinete do Dr. Caligari”.
cultura_expansao_2016_3No dia 14 de dezembro, o “Cultura em Expansão” vai até ao Teatro Rivoli com o projeto de Salomé Lamas. A realizadora apresentará uma curta-metragem e dinamizará um workshop de vídeo.
Para terminar, o projeto de intervenção social e artística “OUPA!”, liderado pelos músicos André Tentugal e Capicua, em colaboração com o videasta Vasco Mendes.
O “OUPA!” pretende fomentar a capacitação e o empoderamento de jovens de bairros sociais, através de uma residência artística com a duração de seis meses. São promovidas oficinas de escrita, produção musical, vídeo e performance que culminarão com a apresentação de um espetáculo final no Teatro Rivoli, no dia 18 de dezembro.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce