A oitava edição do programa municipal Cultura em Expansão, apresentou na passada quarta-feira, em Campanhã, um plano de 68 espetáculos gratuitos que incluem cinema, dança, teatro e performance.
Segundo a instituição Ágora, este projeto, apesar do ano atípico, compromete-se a “mantém-se firme na sua missão de levar a cultura a todo o lado e dá mais um passo em frente, reforçando o número de projetos de criação e residências artísticas desenvolvidos com as comunidades de Miragaia, Pasteleira, Bouça e Campanhã, que nos últimos anos se tornaram os centros das atividades deste programa municipal”.
Na sessão de apresentação, na Associação Nun’Álvares de Campanhã, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, este presente e salientou “num ano difícil pelo qual passamos, o Cultura em Expansão foi uma das vítimas”, com o cancelamento da sua edição de 2020.
Este ano, o Cultura em Expansão conta com o reaproveitamento de algumas das propostas anuladas: “A ideia é estar nestes territórios e à medida que o vamos descobrindo vai sendo revelado este rendilhado, um território com realidades diferentes”, assumiu o autarca, referindo que a vontade é “continuar a desbravar a cidade, nesta cidade que é, também ela, brava”.
Em destaque deste ano estão as oficinas de participação gratuita. José Quevedo vai introduzir os participantes ao “teatro de miniaturas”, enquanto José Gil (S.A. Marionetas) irá partilhar a tradicional arte do Teatro Dom Roberto.
No campo da dança e performance, a dupla Diogo Martins & Elisabete Sousa apresentam “Monitória”, Carlota Lagido traz o projeto “Mina” e Sara Anjo “Ilhas – uma constalação”.
Toda a programação estrá brevemente disponível no site da Cultura em Expansão.