O Cultura em Expansão apresenta no primeiro fim-de-semana de julho, nomeadamente no sábado, dia 2, «ICEBERG – O Último Espectáculo». Esta peça, que terá lugar no Complexo Desportivo de Campanhã, pelas 21h30, é uma criação de rua da companhia Peripécia.
Segundo a empresa municipal do Porto, Ágora, «ICEBERG» “recorre ao uso de uma caravana de 1977, com todas as suas potencialidades cenográficas e de jogo teatral, para criar um espetáculo sobre as alterações climáticas e a sua implicação nas migrações humanas, partindo de um excerto de “Home” de Warsan Shire, uma adaptação da canção “Como Madame Bovary” de Liliana Felipe e uma inspiração livre num texto de “Cadernos de Lanzarote” de José Saramago”.
A direção artística fica a cargo de José Carlos Garcia e conta com a interpretação de Noelia Domínguez e Sérgio Agostinho.
Ainda durante o fim-de-semana, “Paula Preto dá início a uma oficina de fotografia/cianotipia no Bairro Pinheiro Torres, como resposta a um desafio lançado pelo Teatro do Frio”.
Algumas das questões que vão nortear a ação de formação são: «O que é o tempo?», «É possível congelar um momento?», «Quanto tempo é necessário para registar o movimento da luz?».
A atividade é de acesso gratuito e vai realizar-se nos domingos de 3 e 10 de julho, entre as 10h30 e as 14h30, “destinando-se a todos os curiosos que queiram experimentar cianotipia, um processo artesanal de impressão fotográfica”.
Já no último espetáculo do mês de junho do programa municipal Cultura em Expansão, esta quinta-feira, dia 30, às 21h30, o projeto “Arca” de Ana Deus e Paulo Ansiães Monteiro sobe ao palco do Auditório do Grupo Musical de Miragaia.
A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete, até dois por pessoa, no local e dia da sua realização, a partir de uma hora antes do início.
Foto: Ágora