PUB
Santander Saúde

Cultura do Norte recebe cerca de oito milhões de euros de fundos comunitários

Cultura do Norte recebe cerca de oito milhões de euros de fundos comunitários

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Programa Operacional Norte 2020, da União Europeia, aprovou, esta segunda-feira, cinco candidaturas feitas pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) num valor de 8,2 milhões de euros.

Esta verba, segundo a DRCN, inclui candidaturas da ‘Rota das Catedrais do Norte de Portugal’ (2,5 milhões de euros), dos ‘Mosteiros a Norte’ (2,5 milhões), ‘Castelos a Norte’ (2,5 milhões de euros), a requalificação da Igreja de Santa Clara, no Porto, e, ainda, ‘Dias do Património a Norte’ (400 mil euros). Segundo informação desta entidade regional, “as candidaturas apresentadas aos fundos comunitários revestem-se de um caráter transversal, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos, num claro esforço de criação de sinergias alargadas a todo o território, com claras repercussões ao nível das economias locais”.
Assim, estes fundos comunitários pretendem ser um incentivo à “descentralização do investimento, alargando as suas ações a todo o território, num plano de trabalho em rede que contempla, igualmente, dioceses, autarquias e agentes culturais locais”, disse a DRCN em comunicado.
Depois destas candidaturas aceites, fica-se à espera do parecer do Norte 2020 quanto a projetos relacionados com ‘Museus a Norte’ e ‘Artes e Território a Norte’, que vão perfazer o valor total atribuídos, ou seja, mais 2,9 milhões de euros.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce