
No Inverno, com a descida das temperaturas, podemos sentir a pele mais seca, sensível, com sensação de repuxamento. Mesmo as peles mais oleosas podem ressentir desidratação e em situações de dermatite atópica ou psoríase há um agravamento. São necessários cuidados redobrados para manter a pele bonita e saudável.
Deste modo, podemos alterar alguns hábitos diariamente:
- Evitar os banhos prolongados e quentes: apesar de tentadores, a água quente remove os lípidos da nossa pele, que são responsáveis pela hidratação da mesma. Devemos optar pelos duches curtos, com água morna.
- Limitar as variações extremas de temperatura, evitando a exposição prolongada ao frio e ao aquecimento excessivo, como o ar condicionado.
- Cuidar das outras partes do corpo que apresentam secura e prurido, usando acessórios como luvas, cachecóis ou gorros. E, ainda reforçar a hidratação das mãos com um cold cream e dos lábios com batom para o cieiro.
- O cabelo também pode sofrer algumas alterações, a oleosidade do couro cabeludo diminui e o cabelo fica mais seco e áspero. Adicionar um champô para cabelos normais a secos e mude o amaciador ou a máscara capilar é importante.
- Privilegiar uma limpeza do rosto suave, evitando sabonetes e produtos com ingredientes ativos, como os hidroxiácidos ou com elevado teor de álcool
- Adaptar os produtos cosméticos consoante a estação do ano: optar por texturas mais ricas e nutritivas.
- Mudar de hidratante de rosto, este retém a água e impede a sua evaporação, é a chave para o cuidado da pele seca.
- Para as peles mais sensíveis, além dos cuidados acima referidos, é importante complementar com cuidados calmantes que apaziguam e diminuem a vermelhidão
- Usar máscaras hidratantes de forma a melhorar o aspeto e conforto da pele.
- Para os mais preguiçosos existem hidratantes que podem ser aplicados no duche.
A pele é o nosso maior órgão, tem tanto de complexo como bonito e merece toda a nossa atenção e prioridade. Ou seja, cuidar bem da pele não precisa ser complicado nem dispendioso e nunca é demasiado tarde para começar ou alterar as rotinas de cuidados de pele.
É fundamental avaliar o nosso estilo de vida, nomeadamente o sono, porque é durante a noite que a pele recupera e se torna mais permeável, momento ideal para os tratamentos que muitas vezes são necessários realizar.
Iolanda Pereira, Farmacêutica
[email protected]