Recheio

Cuidados da pele no Inverno

Cuidados da pele no Inverno

No Inverno, com a descida das temperaturas, podemos sentir a pele mais seca, sensível, com sensação de repuxamento. Mesmo as peles mais oleosas podem ressentir desidratação e em situações de dermatite atópica ou psoríase há um agravamento. São necessários cuidados redobrados para manter a pele bonita e saudável.

Deste modo, podemos alterar alguns hábitos diariamente:

  1. Evitar os banhos prolongados e quentes: apesar de tentadores, a água quente remove os lípidos da nossa pele, que são responsáveis pela hidratação da mesma. Devemos optar pelos duches curtos, com água morna.
  2. Limitar as variações extremas de temperatura, evitando a exposição prolongada ao frio e ao aquecimento excessivo, como o ar condicionado.
  3. Cuidar das outras partes do corpo que apresentam secura e prurido, usando acessórios como luvas, cachecóis ou gorros. E, ainda reforçar a hidratação das mãos com um cold cream e dos lábios com batom para o cieiro.
  4. O cabelo também pode sofrer algumas alterações, a oleosidade do couro cabeludo diminui e o cabelo fica mais seco e áspero. Adicionar um champô para cabelos normais a secos e mude o amaciador ou a máscara capilar é importante.
  5. Privilegiar uma limpeza do rosto suave, evitando sabonetes e produtos com ingredientes ativos, como os hidroxiácidos ou com elevado teor de álcool
  6. Adaptar os produtos cosméticos consoante a estação do ano: optar por texturas mais ricas e nutritivas.
  7. Mudar de hidratante de rosto, este retém a água e impede a sua evaporação, é a chave para o cuidado da pele seca.
  8. Para as peles mais sensíveis, além dos cuidados acima referidos, é importante complementar com cuidados calmantes que apaziguam e diminuem a vermelhidão
  9. Usar máscaras hidratantes de forma a melhorar o aspeto e conforto da pele.
  10. Para os mais preguiçosos existem hidratantes que podem ser aplicados no duche.

A pele é o nosso maior órgão, tem tanto de complexo como bonito e merece toda a nossa atenção e prioridade. Ou seja, cuidar bem da pele não precisa ser complicado nem dispendioso e nunca é demasiado tarde para começar ou alterar as rotinas de cuidados de pele.

É fundamental avaliar o nosso estilo de vida, nomeadamente o sono, porque é durante a noite que a pele recupera e se torna mais permeável, momento ideal para os tratamentos que muitas vezes são necessários realizar.

Iolanda Pereira, Farmacêutica
[email protected]

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.