PUB
PD- Revista Sabe bem

Criada linha de apoio em cuidados paliativos

Criada linha de apoio em cuidados paliativos
O número de apoio (800 209 531) estará disponível, em outubro, entre as 20h00 e as 22h00.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) vai lançar amanhã (quinta-feira) uma linha de apoio gratuita que pretende esclarecer a população sobre o que são os cuidados paliativos, onde existem e como se pode aceder a eles. O número de auxílio (800 209 531), disponível em outubro, entre as 20h00 e as 22h00, surge no âmbito de uma campanha destinada a assinalar os 20 anos da APCP.
Segundo explicou o presidente da instituição, Manuel Luís Capelas, durante um mês, profissionais de saúde vão disponibilizar duas horas do seu dia para esclarecer a população e responder a questões como “o que são os cuidados paliativos”, “para que servem”, “quando estão indicados”, “onde existem” e “é possível ter acesso a estes cuidados em casa”. O objetivo, esclareceu, “é capacitar o cidadão com informação para que possa ser ativo na defesa dos seus direitos”.
De referir que, em Portugal, existe uma equipa de cuidados paliativos domiciliários por 520 mil habitantes, quando as recomendações internacionais apontam para uma por cada 100 mil habitantes.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem