PUB
PD- Revista Sabe bem

Covid-19: Hospital de São João eleva plano de contingência

Covid-19: Hospital de São João eleva plano de contingência

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai elevar para o nível 3 o plano de contingência interno, de forma a aumentar a capacidade de resposta aos doentes com Covid-19.

Em resposta à necessidade de aumentar as áreas de internamento e ao aumento do fluxo no serviço de urgência, o CHUS vai ativar o nível 3 do plano de contingência (que possui quatro níveis), o que implica a alocação do serviço de medicina interna à covid-19, “tendo impacto direto na limitação da atividade cirúrgica eletiva”, ou seja, a suspensão de parte da atividade cirúrgica programada, explicou à Lusa o gabinete de comunicação do CHUSJ.

A mesma fonte adiantou que “o reforço e a mobilização de recursos humanos das várias especialidades, para as diversas áreas, já se encontra em implementação, de acordo com o plano de contingência”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De referir que os serviços de doenças infecciosas e de ginecologia, que estavam dedicados unicamente a doentes covid-19, têm agora uma “taxa de ocupação de 100%”.

O Centro Hospitalar de São João tem 52 doentes de covid-19 internados, 11 em cuidados intensivos.

Em Portugal, morreram 2.110 pessoas dos 89.121 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem