A Câmara de Gaia e a Metro do Porto já tinham comunicado o corte de segmentos das ruas António Rodrigues da Rocha, Fernão Mendes Pinto e Conde D. Pedro para o início das obras da estação na segunda-feira, mas o corte ocorreu apenas esta quarta feira, 6 de março.
A autarquia gaiense garantiu que serão feitas alterações ao sentido de circulação automóvel para garantir o acesso aos moradores, à escola do 1.º ciclo do ensino básico do Cedro e à Igreja Paroquial de Santo Ovídio. Também serão estabelecidos percursos alternativos para peões devido à interrupção na Rua Conde Dom Pedro.
Segundo o Jornal de Notícias, a Metro do Porto mencionou que a circulação pedonal será afetada, com a rua do Conde D. Pedro totalmente fechada, mas com rotas alternativas nas ruas António Rodrigues da Rocha, Fernão Mendes Pinto e Diogo Couto. Acesso rodoviário a garagens, lojas, habitações, à Escola do Cedro e à Igreja Paroquial será sempre garantido. As obras visíveis já incluem demolições para dar lugar à nova estação da Linha Rubi, que se conectará à linha Amarela e à futura estação de alta velocidade ferroviária.
O investimento total da Linha Rubi, incluindo uma nova ponte sobre o rio Douro, é de 435 milhões, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. A Linha Rubi terá 6,4 km e oito estações, incluindo uma nova travessia sobre o rio Douro exclusiva para o Metro e circulação pedonal e de bicicletas.
As estações previstas para a Linha Rubi em Gaia são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto são Campo Alegre e Casa da Música. A empreitada deve ser concluída até ao final de 2026.