PUB
Recheio 2024 Profissional

Coreógrafo João Paulo dos Santos estreia ‘Abril’ em Guimarães

Coreógrafo João Paulo dos Santos estreia 'Abril' em Guimarães
Para além do artista circense, ‘Abril’ conta com a participação da acrobata na corda vertical Elsa Caillat. O espetáculo retrata duas pessoas com um quotidiano comum, mas com “perspetivas diferentes” da rotina diária.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A inspiração para este espetáculo surge da relação do artista com O Espaço do Tempo, centro de residências artísticas em Montemor-o-Novo”, refere, em comunicado, o Centro Cultural Vila Flor, espaço que recebe no sábado, dia 13, a antestreia mundial do mais recente trabalho do coreógrafo português radicado em França, João Paulo dos Santos.
Em ‘Abril’, o circo é a “ferramenta e a linguagem artística” e “desafia” o coreógrafo e a acrobata, companheiros na vida fora dos palcos, a “explorar juntos o espaço cénico”.
Segundo o comunicado, “neste novo espetáculo, os artistas tentam aprofundar a relação íntima entre duas pessoas que estão ligadas por um quotidiano mas que têm perspetivas diferentes do mesmo, tratando a proeza física ao mesmo nível do gesto ou ação do quotidiano”.
O “ponto de partida” para este espetáculo foi a descoberta da vila abandonada de Safira, aquando da residência artística em Montemor-o-Novo, cuja paisagem “perdida no esquecimento”, foi o “ponto de partida para delinear os contornos” de ‘Abril’ “cruzando-a com os quadros de Edward Hopper, pintor americano cuja obra dança em torno da paisagem e da solidão”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem