PUB
CMPorto

Coração de D. Pedro IV é tema central de conferência promovida no Porto

Coração de D. Pedro IV é tema central de conferência promovida no Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A sessão, que marca o arranque do ciclo de debates “Um Objeto e seus Discursos por Semana”, é aberta ao público.

A segunda edição do Ciclo “Um Objeto e seus Discursos por Semana”, promovido pela autarquia portuense, arranca este sábado, às 18h00, na Igreja da Lapa, com uma sessão que terá como tema central o Coração de D. Pedro IV, considerado um dos maiores tesouros da cidade.
Colocado numa urna de prata dourada, o coração representa a mais simbólica doação feita à Invicta e será desvendado através de um excerto das filmagens de “O Sentido da Vida”, o novo filme de Miguel Gonçalves Mendes, que captou a sua cerimónia de abertura, com a presença de dois dos seus atores – o Mesário da Venerável Ordem e o guardião das chaves que lhe dão acesso, o presidente do município. Esta primeira conferência, moderada pelo vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, contará com três visões diferentes, apresentadas pelo autarca Rui Moreira, pelo psiquiatra Júlio Machado Vaz e pelo historiador e mesário da Irmandade da Lapa, Francisco Ribeiro da Silva. Tal como recordou, em comunicado, a organização da iniciativa, depois da morte de D. Pedro IV, o seu coração foi doado ao Porto “como forma de gratidão e lealdade por aqueles que o conquistaram pela generosidade e devoção”. Entre os temas em análise estarão as circunstâncias da chegada do coração, há 180 anos, o seu estado de conservação, as chaves que o encerram no mausoléu, a retoma das exéquias e a partilha deste legado pela Câmara Municipal do Porto e pela Irmandade da Lapa.
O evento da Câmara do Porto terá mais 32 sessões, baseadas no cruzamento do património municipal com o de 18 entidades parceiras, entre as quais Serralves, Casa da Música, Teatro Nacional de São João, Futebol Clube do Porto e Museu Nacional da Imprensa.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile