PUB
Recheio 2024 Institucional

Cooperativa do Povo Portuense propõe criação de programa semelhante ao Erasmus para cooperativas

Cooperativa do Povo Portuense propõe criação de programa semelhante ao Erasmus para cooperativas
O presidente da Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense (CSSPP), Paulo Jorge Teixeira, apresentou esta segunda-feira a criação de um programa de intercâmbio internacional semelhante ao Erasmus, mas para pessoas ligadas ao setor cooperativo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A proposta foi feita no Quebeque, no Canadá, durante a Conferência Cooperativa Mundial, que reúne milhares de dirigentes de 116 países, de acordo com uma nota da CSSPP.
“A ideia é criar intercâmbios em que colaboradores e quadros dirigentes das cooperativas possam beneficiar de estágios profissionais em entidades cooperativas nas quais possam adquirir novos conhecimentos, desenvolver aptidões e contribuir para outros projetos”, declarou Paulo Jorge Teixeira.
O presidente da cooperativa fundada em 1893 realçou que o programa poderia ser assumido “pela Aliança Cooperativa Internacional como entidade que tutela e desenvolve o setor cooperativo mundial, pois é a entidade capaz de reconhecer e fazer ligações necessárias”, destacando a importância de estabelecer contacto com os continentes africano e asiático, “emergentes em termos de cooperativismo internacional”.
Paulo Jorge Teixeira lembrou “a resiliência que as cooperativas tiveram durante a crise, não perdendo tantos empregos e criando mais rapidamente empregos do que o setor privado”, tornando-as “mais aptas a combater os diversos flagelos que assolam a sociedade moderna”.
O responsável da CSSPP – entidade com 18 mil sócios – fez parte de um painel de cinco líderes de cooperativas mundiais, a par da presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Monique Leroux.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem