PUB
Junta da Galiza

Cooperativa Árvore celebra 60 anos com “Arquivo Aberto”

Cooperativa Árvore celebra 60 anos com “Arquivo Aberto”

A Cooperativa Árvore, ilustre instituição de arte e cultura da cidade Invicta, nasceu em 1963 e, para celebrar o seu 60.º aniversário, juntou o acervo documental destas seis décadas na exposição “Arquivo Aberto”, patente até 26 de agosto. A mostra conta com vários documentos importantes da história do Porto, tais como a planificação original do icónico filme “Aniki-Bóbó” de Manoel de Oliveira.

Foto: Diana Pinheiro

Publicidades, manuscritos, convites, livros, documentos oficiais e fotografias, muitas fotografias, são alguns dos items que quem visita esta exposição histórica pode encontrar.

“Construímos uma história, literalmente ‘andámos aos papéis’. Cruzámos pessoas e acontecimentos. Criámos uma narrativa, o início de algo para contar, a identidade e a história da cooperativa ao longo dos seus sessenta anos (1963-2023) e todo o seu imenso património artístico”, afirmam os responsáveis.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Assim, numa verdadeira viagem no tempo, é possível percorrer as obras de arte dos vários artistas plásticos, arquitectos, escritores, designers, poetas, músicos, actores e cantores que passaram pela Árvore, a casa no coração da cidade do Porto que respira resistência e liberdade.

A exposição “Arquivo Aberto” é de entrada livre e pode ser visitada, na Cooperativa Árvore, à segunda-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, de terça-feira a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h30 e ao sábado das 14h00 às 19h00.

Foto: Gail At Large

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce