PUB
Recheio 2024 Institucional

Contribuintes têm até esta segunda-feira para validar faturas

Contribuintes têm até esta segunda-feira para validar faturas

O prazo para comunicação das despesas realizadas durante o ano de 2022, que têm faturas com NIF associado, assim como a atualização do agregado familiar está prestes a terminar. Os contribuintes devem efetuar este procedimento até ao final do dia desta segunda-feira, 27 de fevereiro, no Portal das Finanças.

Em causa estão dois passos importantes para a entrega da declaração anual do IRS, que arranca a 1 de abril.

Relativamente à comuniação do agregado familiar, esta deve ser feita sempre que, no ano anterior, se verifiquem alterações na composição do mesmo, “na sequência de óbito, casamento, divórcio, adoção ou nascimento de filhos, alteração de acordo parental ou mudança de residência permanente”, informa a Agência Lusa, de acordo com a Rádio Nova.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“As faturas permitem reduzir o montante de imposto que cada contribuinte tem a pagar, ainda que no caso das despesas com educação, saúde e habitação seja possível eliminar o valor dedutível calculado e pré-preenchido pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) na declaração do IRS e indicar um diferente com base nas faturas que se guardaram e que têm o NIF”, lê-se ainda.

Depois de efetuado este procedimento, os contribuintes podem, a partir do dia 16 de março, e até ao final desse mês, consultar as despesas dedutíveis e reclamar das faturas/despesas gerais familiares.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem