PUB
Recheio 2024 Profissional

Contribuintes podem atualizar o agregado familiar até sexta-feira

Contribuintes podem atualizar o agregado familiar até sexta-feira

Os contribuintes que não conseguiram, na segunda-feira, fazer a atualização do agregado familiar no Portal das Finanças, podem fazê-lo até ao próximo dia 19 de fevereiro, sexta-feira. 

A informação foi avançada por fonte do Ministério das Finanças, que justificou o prolongamento da medida com “alguns constrangimentos de acesso à comunicação do agregado familiar”, devido ao “significativo número de acessos ao Portal das Finanças durante o dia de segunda-feira”. 

Por esse motivo, sublinhou, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) “continuará a aceitar a comunicação do agregado familiar até ao próximo dia 19 de fevereiro”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que a comunicação da atualização do agregado familiar costuma ser feita até ao dia 15 de fevereiro, sendo um dos primeiros passos na preparação da entrega da declaração anual do IRS. 

No dia 25 de fevereiro, termina o prazo para o registo ou confirmação das faturas emitidas em 2020. Este poderá ser feito através do Portal das Finanças ou da nova aplicação e-fatura, “por forma a que as despesas associadas a estas faturas sejam automaticamente consideradas no pré-preenchimento da declaração de IRS”. 

Entre 16 e 31 de março os contribuintes devem poder consultar as despesas dedutíveis e reclamar, caso detetem alguma omissão ou inexatidão nas despesas ou no seu cálculo, relativamente aos gastos gerais familiares e às despesas com direito à dedução do IVA pela exigência de fatura apurados pela AT. 

A entrega da declaração anual do IRS, ou confirmação da declaração automática, decorrerá de 1 de abril a 30 de junho. 

PUBLICIDADE
PUB
PD- Revista Sabe bem