PUB
CMPorto

Contestada a perda de valências nos hospitais de Gaia, Valongo e Matosinhos

Contestada a perda de valências nos hospitais de Gaia, Valongo e Matosinhos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Socialistas defendem a alteração da portaria que classifica os hospitais.

O secretário nacional do Partido Socialista Álvaro Beleza afirmou esta terça-feira que a portaria que classifica os hospitais e lhes retira algumas valências médicas “tem de ser alterada, revogada, porque não faz qualquer sentido”.
Durante uma visita ao Centro Hospitalar de Gaia e à Unidade de Valongo do Centro Hospitalar de São João, o responsável sustentou que a portaria revela falta de conhecimento “do terreno, do que se passa no país”. “Os hospitais não são todos iguais e não se podem nivelar todos exatamente da mesma maneira”, defendeu. De esclarecer que, à luz da portaria 82/14, publicada em Diário da República na quinta-feira, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) surgem categorizados em grupos de I a IV, de acordo com a natureza das suas responsabilidades e as valências exercidas. O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, anteriormente classificado como III, passou, assim, a ser uma unidade de tipologia II, ficando em causa os serviços de cirurgia cardiotorácica e cirurgia pediátrica. Segundo adiantou Álvaro Beleza, a direção do Hospital de Gaia já transmitiu o empenho em continuar com estas áreas de atividade.
Os socialistas também não estão de acordo com o esvaziamento de valências médico-cirúrgicas do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, que consideram um ataque à sustentabilidade financeira da unidade hospitalar. “A verificar-se o encerramento da valência de obstetrícia do Hospital Pedro Hispano, isso significará um ataque final ao futuro desta unidade, colocando em causa a prestação de cuidados de saúde aos matosinhenses”, sublinhou o PS, em comunicado enviado à Lusa. Na mesma nota, confessam-se “estupefactos” com as intenções do Governo, já que o Hospital Pedro Hispano é “fundamental” no atendimento das grávidas do concelho, além de ser uma unidade de referência da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil