A construção do primeiro de 12 parques temáticos baseados em histórias infantis, em Vila Nova de Gaia, arranca em outubro, avançou o presidente da Câmara.
De acordo com Eduardo Vítor Rodrigues, o primeiro destes parques será o «A Volta ao Mundo em 80 Dias» na Lavandeira, cujo investimento ultrapassa os 800 mil euros. O autarca falava no fim da reunião do executivo municipal, tendo adiantado que as obras, que irão arrancar em outubro, deverão estar concluídas no prazo de dois meses.
Recorde-se que no total, o município de Gaia vai investir mais de seis milhões de euros nestes equipamentos. Num comunicado enviado em maio a autarquia explicou que estes parques serão espaços “seguros, inclusivos, acessíveis, atraentes, verdes e para todas as famílias”.
“A criação de uma rede de parques temáticos implementada à escala do concelho tem como finalidade o estabelecimento de um circuito de equipamentos de recreio e lazer que se distinguem de outros parques infantis pelo seu caráter multigeracional e inovador”, frisou.
Assim, «A Volta ao Mundo em 80 Dias», «Peter Pan», «Pinóquio», «Abelha Maia», «A Bela e o Monstro», «Alice no País das Maravilhas» ou «Bela Adormecida» serão algumas das denominações dos parques.
A Câmara Municipal salientou que todos os parques irão contar uma história através de uma narrativa própria, quer a partir dos equipamentos lúdicos e esculturais escolhidos, quer através do mobiliário urbano e da vegetação.
Cada parque terá «uma moral», “despertando a curiosidade dos espetadores, quer para a leitura de cada uma das histórias ou temas, quer para o que podemos extrair em termos de ensinamento de vida”, sublinhou ainda a autarquia.
Foto: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia