Os trabalhos de construção do futuro Campo Municipal de Campanhã arrancam em junho. O novo equipamento desportivo da Invicta resulta de um investimento base de 4,6 milhões de euros e contempla 17 mil metros quadrados de terreno, entre a Rua de Justino Teixeira e as piscinas municipais, sendo que a intervenção implica “criar novos arruamentos e áreas ajardinadas” assim como “soluções ambientais para recolha de águas pluviais”. A conclusão da empreitada está prevista para o final de 2025.
“Esta terça-feira, nos Paços do Concelho, foi apresentado o desenho que o atelier vencedor, o Mota&Pestana Arquitetos, fez para um campo de jogos com as medidas necessárias para receber jogos oficiais, relva sintética e sistema de rega automática”, lê-se no portal de notícias da autarquia.
A empreitada terá “dois pisos para posto médico, sala de primeiros socorros, salas técnicas, balneários para atletas e árbitros”, assim como “salas de apoio à gestão do espaço e serviços de bilheteira, cafetaria, instalações sanitárias” e uma bancada coberta com capacidade para 488 espectadores, “incluindo lugares destinados a pessoas com mobilidade reduzida”.
A fim de criar soluções ambientais, a estrutura terá “mais de uma centena de painéis fotovoltaicos” e será implantado um “rain garden” (canal em terreno natural) para recolher águas pluviais.
Segundo a mesma fonte, “está prevista, ainda, a criação de áreas verdes e ajardinadas, com a plantação de cerca de 70 árvores”.
Será, também, necessário criar um novo arruamento de ligação à Rua de Justino Teixeira, assim como 32 lugares de estacionamento e “um acesso pedonal através da Rua do Dr. Sousa Ávides, junto às Piscinas Municipais de Campanhã”.
Foto: Guilherme Costa Oliveira