Philips

Conselho Municipal da Juventude aprova “Estratégia do Porto 4.0”

Conselho Municipal da Juventude aprova “Estratégia do Porto 4.0”

O município do Porto deu, esta semana, mais um passo em frente no que respeita à “Estratégia da Juventude do Porto 4.0”. A proposta foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Municipal da Juventude, seguindo, agora, para aprovação em reunião de Câmara e Assembleia Municipal.

De acordo com Catarina Araújo, vereadora do pelouro da Juventude, trata-se de uma estratégia “colaborativa e participativa”, que, seguramente, será capaz de “amplificar a participação jovem e o trabalho com jovens”.

“É um ponto de partida para uma nova geração de políticas e programas de juventude, que permita afirmar o Porto como a cidade de referência para os jovens viverem, estudarem, trabalharem e atuarem como agentes de mudança positiva”, sublinhou, citada pelo Porto..

Por sua vez, o Conselho Municipal da Juventude enalteceu a estratégia e referiu que os objetivos delineados estão “sintonizados com o Plano Nacional para a Juventude, os Objetivos da Juventude da União Europeia, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Prioridades da Comissão Europeia”.

“A consistência com padrões de qualidade, a criação de uma caixa de ferramentas para jovens, organizações de juventude e técnicos de juventude e a especial atenção à avaliação e construção de indicadores para apoiar a melhoria contínua são alguns elementos diferenciadores”, destacou.

Entre as atividades realizadas, até então, destaca-se o “Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto” “Debate A Tua Cidade 2020: Políticas de Juventude”, “Plano B: Laboratório de Democracia Participativa”; “Semana da Educação Global: Visões da Juventude Global-Local”; “Porto Youth Work Webinars” e “A3: Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude 2021”.

Para este ano estão programadas as sessões “Padrões de Qualidade para as Políticas de Juventude”, “Plano B: Laboratório de Democracia Participativa 2021” e “Debate A Tua Cidade 2021: Programas de Juventude”, a realizar já no próximo mês de julho.

Entre jovens, decisores e técnicos, a “Estratégia do Porto 4.0” começou a ser elaborada em janeiro de 2020, envolvendo um total de 746 participantes.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem