PUB
Junta da Galiza

Conheça melhor os frutos, flores e plantas da Primavera

Conheça melhor os frutos, flores e plantas da Primavera

Sim, já sabemos que a Primavera ainda não chegou, mas já não falta muito! Ainda que os últimos dias tenham sido de chuva, cada vez mais, os dias voltam a aumentar, o Sol (quando aparece) brilha até mais tarde e já se avizinha a estação do ano em que as flores desabrocham e os pássaros cantam com mais vontade.

Posto isto, o que é que muda, ao certo, na Primavera, em termos de natureza? Tudo fica mais bonito, de facto. No entanto, por vezes, nem sabemos explicar porquê. Sendo assim, de forma a explicar, fazemos-te uma pequena lista de flores, frutos e plantas bastante característicos desta época do ano.

Flores

Margaridas

Provavelmente, conhece alguém com o nome desta flor. As margaridas apresentam pétalas brancas e o centro amarelo, sendo um dos grandes símbolos da Primavera. Margarida vem do latim e quer dizer “pérola”. A flor abre durante o dia e fecha durante a noite. Daí, a tradução em inglês ser “daisy”, ou seja, “day’s eye”.

Lírios

Com as suas cores vibrantes e formas elegantes, os lírios são um verdadeiro espetáculo visual. São flores muito populares e apreciadas, tanto para decoração como para presentear. Sabia que muitas marcas de perfumes, na sua essência, usam o cheiro de lírios?

Rosas

As rosas, símbolo universal do amor, também florescem na Primavera. Existem em diversas cores e aromas, e são perfeitas para dar um toque romântico a qualquer ambiente. Já para não falar no cheirinho agradável que libertam, claro.

Frutos

Morangos

Os morangos são um dos frutos mais esperados da Primavera. É claro que há morangos todo o ano, mas a época forte é mesmo a Primavera. Doces e suculentos, são um fruto que dispensa apresentações e que caem sempre bem. O morango é forte em potássio, fósforo e magnésio.

Cerejas

Está quase a chegar aquela altura em que, à margem da estrada, encontra vendedores de cerejas, outro fruto típico da Primavera. A título de curiosidade, há até uma frase muito conhecida do autor Pablo Neruda, que diz: “quero fazer contigo o que a primavera faz com as cerejas”. Este fruto ajuda, ainda, a aliviar dores nas articulações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Pêssegos

Os pêssegos são frutos de aroma e sabor inconfundíveis, isso é certo. Pode não saber, mas o pêssego é um fruto da primavera. Para além disso, há um estudo da Revista Americana de Saúde Pública que diz que o fruto ajuda no combate à ansiedade. Só vantagens, certo?

Plantas

Lavanda

A lavanda é uma planta aromática com flores lilás que floresce na Primavera. Além de perfumar o ambiente, a lavanda também possui propriedades calmantes e relaxantes. Sabia que na Grécia Antiga, era a planta que decorava a maioria dos templos sagrados?

Alecrim

O alecrim é uma planta aromática muito utilizada na culinária. Se nunca experimentou, pode experimentar, por exemplo, na carne de porco. O resultado vai ser do seu agrado, isso é certo! É também uma planta medicinal com diversas propriedades benéficas para a saúde.

Hortelã

A hortelã é uma planta aromática com um sabor refrescante, que associamos à Primavera. É muito utilizada em chás, sumos e saladas. Para além da sua frescura, tem propriedades descongestionantes e ajuda a curar a gripe.

Manjericão

O manjericão é uma planta aromática muito utilizada na culinária italiana. É também uma planta medicinal com diversas propriedades benéficas para a saúde. Ajuda em questões de ansiedade e é, também, benéfico para o coração.

A Primavera está a chegar e estas são só algumas curiosidades desta época do ano que a todos nos encanta. Sendo assim, já sabe, para além de conhecer os frutos, plantas e flores desta estação, também sabe um ou outro motivo pelo qual estes são benéficos.

Fotografias: pexels

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem