PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Conheça a beleza por detrás da história do jardim mais antigo do Porto

Conheça a beleza por detrás da história do jardim mais antigo do Porto

Para além de o Porto ser um sítio onde se come bem, onde as pessoas são simpáticas e onde apetece morar, a Invicta é também um local muito bonito. “Oh, isso não é novidade”, dirão, provavelmente. E bem, até porque contra factos não há argumentos. Numa terra em que “quem vem e atravessa o rio” não tem outra alternativa senão apaixonar-se, a beleza é, também, repleta de história em cada recanto da cidade.

Desta vez, vamos conhecer a história do jardim mais antigo da cidade do Porto. Estamos a falar, e como não poderia deixar de ser, do Jardim de São Lázaro. Jardim de São Lázaro, quer dizer… para todos os efeitos, o nome verdadeiro é outro: chama-se Jardim de Marques de Oliveira e fica na zona do Bonfim.

Foto: Arquivo CM Porto

O tempo não para, isso é certo, mas vamos fazer de conta que sim, aproveitando assim para recuar no tempo. Remontemos a 1834, ano em que o jardim foi inaugurado no Porto, com ordens de D. Pedro IV. São quase 200 anos de história e a questão que se coloca é: sabia que o jardim foi construído em homenagem às mulheres do Porto? Se não sabia, não se preocupe: nós explicamos, mas para isso, vamos começar pelo início!

Quem foi Marques de Oliveira? Se todos conhecemos o jardim por Jardim de São Lázaro, quem foi, afinal, Marques de Oliveira? Não saia daí, que temos a resposta: foi um pintor portuense e principal introdutor do naturalismo em Portugal, nascido em 1853 e que, apesar de ter falecido em 1927, continua bem vivo até aos dias de hoje.

Bem vivo, porque é possível, de facto, olhar para ele todos os dias. Alguma vez se perguntou de quem é aquela estátua no meio do jardim? Exatamente… foi feita por Soares dos Reis, em homenagem a Marques de Oliveira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Foto: Hello Guide Oporto

Como referimos, o jardim foi construído em homenagem às mulheres e ao seu papel fundamental durante o Cerco do Porto, que fez do Porto, a cidade Invicta.  Assim, em homenagem às mulheres e, em particular, a D. Maria II, o jardim foi inaugurado no dia de aniversário da própria.

Provavelmente não tinha, ainda, reparado, mas se olhar com atenção vai constatar que o Jardim de São Lázaro é o único a ser rodeado por quatro portões. Entre as flores e a frescura do arvoredo dos jardins, são várias estátuas, um lago, o coreto e um belo chafariz, que fazem deste jardim muito mais do que um espaço repleto de história, mas sim um dos espaços verdes mais bonitos do Porto.

Foto: Invicta de Azul e Branco

Se é do Porto, provavelmente já visitou o espaço, ou, pelo menos, já ouviu falar dele. No entanto, num caso ou noutro, de uma coisa temos a certeza: a partir de agora, vai olhar para o jardim com outro encanto.

Fotografia de destaque: Portoalities

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem