PUB
PD- Literatura Infantil

Conheça 5 incríveis tradições de Outono, espalhadas por todo o mundo

Conheça 5 incríveis tradições de Outono, espalhadas por todo o mundo

Outono. O que é que se pensa quando se ouve esta palavra? Ora bem, na verdade, pode-se pensar em muitas coisas. Fim do verão e dos dias bastante quentes. Quer dizer, à partida, isto porque, não raras vezes, a meteorologia é pródiga em trocar-nos as voltas. Afinal de contas, quantas vezes já choveu em agosto e quantos dias de sol já houve em outubro? A resposta é simples: várias!

Para além disso, lembramo-nos do Halloween, da celebração do Magusto, do vinho doce. Enfim, dessas pequenas coisas que associamos à época do ano em questão. Contudo, a pergunta que se coloca é: como será no resto do mundo? Será que as tradições são as mesmas? O que é que marca esta estação, noutro tipo de culturas?

Na tentativa de esclarecer essa dúvida, convidámo-lo a que ponha uma espécie de cinto imaginário e embarque nesta viagem connosco, pelos quatro cantos do planeta. 

Reino Unido

A primeira paragem leva-nos até ao Reino Unido. Sejam, então, bem-vindos a terras britânicas, onde o outono traz uma tradição muito comum entre os nativos, que é a “bonfire night”, ou seja, traduzindo para português, a “Noite da Fogueira”.

O que é isso, afinal? Ao que consta, é uma noite muito especial que acontece a 5 de novembro, em que as pessoas se juntam para comemorar o fracasso da Conspiração da Pólvora de 1605, em que 14 pessoas tentaram explodir a Câmara dos Lordes na cerimónia de abertura do Parlamento.

Os habitantes do Reino Unido costumam festejar ao acender fogueiras e lançar fogos de artifício. 

Foto via BBC

México

Vamos seguir viagem, rumando, agora, até ao México, na América do Sul. Sabia que, em terras mexicanas, é frequente assinalar-se o Dia de Los Muertos, ou seja, O Dia dos Mortos? Ao contrário do que possa pensar, não é bom como o Halloween. Aliás, até é bem diferente.

No Dia de Los Muertos, que acontece sempre a 1 e 2 de novembro, recordam-se as tradições indígenas do país e as famílias reúnem-se para recordar os seus entes queridos, que já não se encontram vivos.

Foto via Resumen

Estados Unidos da América

Passamos, agora, para os Estados Unidos da América, onde o grande feriado nacional é o Dia de Ação de Graças. Mais do que o próprio Natal, o Thanksgiving é a data familiar com mais relevo, para os norte-americanos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Assim sendo, todos os anos, a quarta quinta-feira do mês de novembro é dedicada à família, num almoço onde o prato principal costuma ser peru assado. Sabia, por exemplo, que, depois da refeição, existe a tradição de partir um osso muito específico do peru, que se associa à sorte?

Foto via Days Of The Year

Índia

Depois de uma breve incursão por terras de Luther King, voamos até à Índia, onde se celebra o Diwali. O que é que é o Diwali? Ora bem, trata-se de uma celebração que dura não um, não dois, não três, não quatro, mas cinco dias, e que acontece entre os meses de outubro e novembro.

O Diwali é conhecido por ser o “Festival das Luzes”, na Índia, sendo que os seus habitantes revestem a casa de lâmpadas e luzes que simbolizam o poder da mesma perante as trevas. 

Foto: BCCL (via India Times)

Japão

Não só no Japão como em muitos outros países asiáticos, celebra-se o Festival da Lua, numa altura do ano específica em que a mesma se encontra no expoente máximo do seu brilho.

Para os povos asiáticos, como japoneses, chineses e não só, a lua cheia significa a reunião entre as pessoas. Sendo assim, fazendo jus a isso mesmo, as famílias costumam juntar-se, nas suas casas, para festejar o Tsukimi, nome que se dá em terras nipónicas.

Sabia que é frequente, nesta data, que as famílias vão para o exterior observar a lua cheia, numa espécie de momento de meditação? É, também, habitual, fazerem-se rituais como danças ou canções que se associam à celebração referida. 

Foto: Wikipedia (via Cronicas Macaenses)

Estas são só algumas das tradições de outono que acontecem por todo o mundo e que nos mostram que, seja onde for, existem formas bastante diferentes de receber esta estação do ano e de a celebrar.

Foto: Getty Images / EyeEm

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem