À escala mundial, somos um país muito pequenino, no entanto, isso não significa que sejamos pequeninos em história, ou até mesmo no que toca à diversão. Aliás, nesse campo, até somos destino de eleição, precisamente por tudo o que Portugal tem para oferecer. Então, no Norte do país? Aí nem se fala!
É comida, é paisagem, é monumentos. É certo que, geralmente, faz melhor tempo no sul, mas mesmo assim, não são raras as vezes em que usufruímos de dias solarengos e convidativos, que podem servir, por exemplo, para visitar outros sítios.
E por falar em sítios, acreditava se lhe disséssemos que, no Norte do país, estamos repletos de locais com designações que provavelmente nunca imaginaria, de tão engraçadas e estranhas que são?
Pode acreditar: é mesmo verdade! Posto isto, damos-lhe a conhecer alguns sítios, com nomes bizarros, que, possivelmente, nunca ouviu falar.
Garanhão
Fica no distrito de Viana do Castelo, mais concretamente em Ponte da Barca.
Pobreza
Fica, também, no distrito de Viana do Castelo, no município de Caminha. A recolha de dados demográficos relativos a 2011 mostra que, à data, o local tinha, ao todo, 68 habitantes.
Aliviada
Fica no distrito do Porto, mais concretamente no Marco de Canaveses. Depois de dar um passeio pelo Parque Fluvial do Tâmega, porque não passar por terras de Aliviada?
Cabrões
Pode parecer um insulto, mas é mesmo um sítio. Fica em Santo Tirso, no distrito do Porto. Tem uma maravilhosa quinta, no local, que certamente não irá ficar desapontado em experimentar.
Porca
De volta ao distrito de Viana do Castelo, desta vez vamos até Ponte de Lima, à terra de Porca. Depois de um arroz de sarrabulho, pode ser divertido, só pelo conceito, passar por este local, com cerca de 1.500 habitantes.
Cemitério
Não é de todo o nome mais feliz que se pode dar a uma terra, mas de facto, em Paços de Ferreira, no distrito do Porto, é possível viver no Cemitério.
Punhete
Neste caso, é mesmo uma rua. A rua do Punhete fica em Alfena, Valongo, e, tal como a TVI fez reportagem, em 2016, ninguém sabia, ao certo, o porquê do nome, embora a população associasse o nome a um certo tipo de práticas “mal jeitosas”, como referiu uma cidadã. Ainda assim, há quem diga que pode ter a ver com a trajetória que o rio Leça, que passa por Alfena, faz.
Côxo
Fica em Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, ainda que pertença à região Norte do país.
Rego do Azar
De volta a Ponte de Lima, desta feita para ir até ao Rego do Azar. O nome tem origem nas guerras da época de D. Afonso Henriques. Diz-se que, uma vez, no verão, ao passar por um rego de água, ordenou-se que os combatentes parassem para beber água, devido ao calor que se fazia. Nesses breves instantes em que se baixou a guarda, os “homens” de D. Afonso Henriques foram atacados pelos galegos, que mataram muitos deles e roubaram alguns animais, naquele que passou a ser o “Rego do Azar”.
Monte da Burra
É uma zona em Baguim do Monte, no distrito do Porto, que remete, novamente, para uma época de guerra. Em altura de batalhas, o Monte da Burra era um lugar de acampamento para os soldados, sendo que era precisamente aí que os burros que os transportavam eram enterrados.
Estas são só algumas das 10 localidades com nomes mais engraçados do Norte do país. Pelo nosso Portugal fora, são várias as terras que, pelo caráter bizarro do próprio nome, têm a capacidade de gerar um pequeno sorriso nas pessoas.
Fotografia de destaque: TVI