PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Congresso da U. Porto

Congresso da U. Porto
“Pensar o Futuro” é o tema do primeiro congresso que a U. Porto organiza

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Universidade do Porto (U. Porto) acolhe, entre os dias 26 e 28 de outubro, o primeiro congresso internacional que pretende discutir o futuro do ensino nas universidades de forma abstrata e que contará com vários oradores nacionais e internacionais.

De acordo com Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da instituição portuense, esta iniciativa vem no seguimento do seu programa de candidatura, em que assumiu “o compromisso de trazer para o debate interno, com a participação de personalidades externas convidadas, o futuro da Universidade. O Congresso Universidade do Porto 2016 insere-se no cumprimento deste compromisso”.
Desta forma, o congresso vai colocar em debate a “necessária procura das melhores políticas e práticas académicas a serem adotadas no âmbito da missão pública (…), em tempos de mudanças aceleradas, num mundo cada vez mais global, com dinâmica de crescimento instável, com incertezas económicas e sociais preocupantes”, afirma o reitor da U. Porto.
O evento, que decorre ao longo dos três dias no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), no auditório da Faculdade de Ciências (FCUP) e no edifício da Reitoria, contará com a participação de 11 académicos convidados e oriundos de universidades internacionais e de instituições de ciência, mas também com a participação de 23 elementos das várias faculdades da U. Porto, assim como a participação de um elemento representante dos estudantes e de uma representante do corpo de trabalhadores abducentes.
Os oradores convidados internacionais são professores oriundos de universidades como Oxford e Cambridge, em Inglaterra, de Amesterdão, na Holanda, ou de Viena de Áustria.
reitorOs oradores portugueses, para além dos da U. Porto, vêm da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro.
A “Universidade no Século XXI”, os “Pilares centrais da Educação e Investigação num Mundo em Mudança”, “Terceira Missão das Universidades – fomentar a Cultura e a Ciência para todos” e “A governação das universidades” são os quatro temas que vão marcar as diferentes sessões do Congresso.
A sessão inaugural é na quarta-feira, dia 26, às 14h30, no Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina. Sebastião Feyo de Azevedo será o primeiro a ter a palavra para dar as boas-vindas aos convidados.
A primeira sessão começa logo de seguida, com a intervenção do professor emérito da Universidade de Cambridge, Stefan Collini, prolongando-se por toda a tarde com outras exposições e um debate.
Para as 21h30 está reservado um concerto da Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da U. Porto, a decorrer no auditório desta faculdade.
A segunda sessão do Congresso está marcada para parte da manhã de quinta-feira, dia 27, e será subordinada ao tema “Education and Research in a Changing World”.
Da parte da tarde, a terceira sessão vai incidir sobre “Knowdledge Transfer, Culture and Science” e será o professor da Universidade de Oxford, W. Graham Richards, a iniciar a discussão, com a apresentação do painel “The commercialization of Academic Research”.
universidad-do-portoA quarta e última sessão do Congresso está agendada para a manhã de sexta-feira, dia 28, no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria da U. Porto, e será um momento para debater a governança e tirar algumas conclusões.
O professor da Universidade de Maastricht, Jo Ritzen, será o primeiro a intervir com o tema “University Governance and EU Competitiveness”.
O ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, também vai intervir nesta última sessão, debatendo a “Universidade do Porto no contexto dos desafios e oportunidades para a Ciência e Ensino Superior em Portugal”.
O término do Congresso estará a cargo de Sebastião Feyo de Azevedo que apresentará as conclusões.
A inscrição no primeiro Congresso da U. Porto é gratuita, mas obrigatória no site oficial da instituição de ensino.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce