PUB
Recheio 2024 Institucional

Confeitaria Iroko

Confeitaria Iroko

Tradição e inovação. Eis dois conceitos que, não raras vezes, se pensa que não podem andar de “mãos dadas”. Exercendo prova do preciso contrário, surge a Confeitaria Iroko, em setembro de 2023, com o objetivo principal de partir “em busca de democratizar a cozinha sofisticada”, tal como refere o responsável.

Embora sirva brunch e almoço, é o brigadeiro o que mais une os três responsáveis, precisamente pelo caráter afetivo do mesmo, que recorda as raízes brasileiras, jamais esquecidas nos recantos do espaço.

Para Eduardo Azevedo, sócio da Confeitaria Iroko, o local faz da “partilha” a palavra-chave para todos os que por lá entram. E por falar em palavras, uma das questões mais intuitivas de colocar ao conhecer o nome do espaço é: porquê “Iroko”?

Ora bem, como o próprio refere, “Iroko” é o nome que se dá a uma árvore africana que representa a dimensão do tempo, o que simboliza o desejo que o sócio do espaço tem, em relação a quem o visita. “O nosso espaço será sempre um lugar para apreciar o tempo pessoal, numa vida que já é muito acelerada”, acrescenta.

Feita a introdução, vamos ao mais importante: a comida. Tal como refere Eduardo Azevedo, “utilizam-se pães de fermentação natural, manteiga e iogurte fermentados na casa, frutas e vegetais frescos e flores colhidas de forma responsável”, para a elaboração daquele que é o quarteto fantástico do menu: “as tostas, a burrata, as saladas doces e as sobremesas”.

É certo que o espaço ainda é muito recente, mas não tem deixado ninguém indiferente. Para o proprietário, o grande destaque vai para a “burrata”, que se serve “com pão de fermentação natura, tomate cherry com paprica, pesto de manjericão”. Para além disso, Eduardo Azevedo confidencia, ainda, que a “French Toast” da Confeitaria Iroko tem vindo a ser considerada como a melhor do Porto, por todos os que por lá passam.

Posto isto, o que é que diferencia a Confeitaria Iroko? Para o proprietário, não há qualquer tipo de dúvida. Trata-se de um sítio especial, na medida em que “oferece um lugar para a fuga da rotina, onde os visitantes conseguem encontrar um tempo só para eles, um tempo de qualidade e de pausa”.

Visitar o espaço é, mais do que uma experiência gastronómica, sentir-se em casa. Casa essa que é capaz de receber 20 clientes de cada vez, para além do serviço de take-away, quer de artigos de padaria quer de artigos de confeitaria.

A Confeitaria Iroko ainda é jovem, aliás, bastante jovem, mas os sonhos e objetivos para o futuro encontram-se bem definidos. Como adianta Eduardo Azevedo, “o espaço tem mais um andar que será um co-working de mesa partilhada. Um lugar silencioso e agradável para aqueles que procuram um lugar para trabalhar e também jantares com menu degustação, num futuro muito breve”.

Desta forma, se algum dia tiver vontade de experimentar novos espaços na cidade do Porto, a Confeitaria Iroko é o sítio ideal, não só pela ementa que fala por si, mas também pelo bom ambiente que o espaço emana.

Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 09h00 às 20h00.

Confeitaria Iroko
Tv. do Carmo 5, Porto
Contacto: 931 625 592

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem