Philips

#Conectados: O novo espetáculo de Luís de Matos apresenta-se no Porto

#Conectados: O novo espetáculo de Luís de Matos apresenta-se no Porto

“É bom regressar a casa”, afirmou Luís de Matos, em entrevista à revista VIVA!, a propósito do seu novo espetáculo, “#Conectados”, inspirado no atual contexto de pandemia, que estava previsto chegar ao Coliseu do Porto nos dias 15 e 16 de janeiro mas que, tendo em conta o novo confinamento, passou para os dias 5 e 6 de março *.

Este é o primeiro espetáculo híbrido, onde tanto existem espectadores a assistir presencialmente como remotamente, num conceito que conecta dois mundos em simultâneo.

A ideia, explicou o ilusionista, surgiu no início de agosto de 2020, quando foi contratado para fazer dois espetáculos em Zamora, Espanha, que viriam a acontecer em setembro. “Nesse momento achei que nunca tinha tido tanta expressão o permanente desafio de contemporaneidade que sempre reclamo para o meu trabalho. De que forma poderíamos, sem as quebrar, contrariar as regras das plateias reduzidas. Seria possível executar um tal nível de interação e dimensão que permitisse partilhar o meu trabalho com uma plateia maior, em dimensão e simbolismo, do que aquela que em condições normais cabia no próprio teatro?”

Volvidas todas estas interrogações, a equipa de Luís de Matos reuniu esforços e começou a trabalhar naquele que viria a ser “provavelmente o seu melhor espetáculo de sempre” e, seguramente, o mais extravagante de 2020, em que a cultura enfrentou um dos anos mais difíceis do setor.

“A primeira dificuldade foi a de explicar à empresa entradas.com (a ticketline de Espanha) que precisávamos dos endereços de e-mail das pessoas que comprassem bilhetes e que esses e-mails serviriam para gerar códigos únicos e pessoais para o acesso virtual dos amigos e familiares que convidassem. A seguir foi comunicar sem confundir. A nossa proposta era tão diferente e inovadora que foi preciso encontrar uma forma simples e eficaz de explicar (…) No que respeita ao conteúdo foi muito libertador e desafiante pensar em algo nunca antes experimentado. Essa foi a melhor parte!”, sublinhou.

A magia acontece, assim, no palco, na plateia e na casa de todos aqueles que os espectadores convidarem. “É uma experiência verdadeiramente partilhada, inovadora e inesquecível, que pretende celebrar a união através de um laço invisível que se sente e nos recorda que só existimos quando estamos conectados”, referiu Luís de Matos, acrescentando que, mais do que nunca, é extremamente importante que nos sintamos “verdadeiramente conectados”.

Esta é, de acordo com o ilusionista, uma das maiores surpresas do espetáculo. Afinal, como garante, em “#Conectados” tudo é novo e diferente. “Nunca uma plateia pode interagir em tempo real com outra que se prolonga para lá das paredes do teatro, em que todos se vêm e ouvem uns aos outros. Espectadores do teatro vão interagir com quem está em casa e vice-versa”, explicou.

Ao comprar bilhetes para “#Conectados”, os espectadores terão, por cada dois, direito a um acesso virtual completamente gratuito para oferecer a familiares, amigos ou colegas de trabalho, que podem aceder ao espetáculo, virtualmente, em qualquer parte do mundo, desde que tenham um dispositivo com ligação à internet.

O procedimento é muito simples… basta enviar um e-mail para o endereço [email protected] indicando o e-mail da pessoa que pretende convidar e até três dias antes do espetáculo, a pessoa que convidou receberá no e-mail indicado uma chave única e intransmissível que permitirá que todo o seu agregado familiar possa assistir a partir de uma ligação, detalhou.

“Depois de 10 meses de jejum é importante que as famílias assistam a espetáculos e experienciem cultura ao vivo, sem ser através de um ecrã de computador ou televisão”, resume Luís de Matos, convidando os cidadãos a assistir ao espetáculo que foi preparado “com muito amor e empenho”.

O Porto representa o culminar do início deste novo projeto, que em breve poderá chegar a novas cidades.

Em “#Conectados”, a plateia é muito maior do que aquela que caberia no próprio teatro, sendo composta pelos espectadores que assistem presencialmente e por todas as famílias convidadas a assistir a partir de suas casas, permitindo, assim, que a magia aconteça no palco, na plateia e em casa.

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos em Ticketline.

(* Atualização a 12 de janeiro de 2021)

Fotos: Ana Dias

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/descubra-os-sabores-do-norte-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=220121-ta5&utm_campaign=sabebem59

Viva! no Instagram. Siga-nos.