PUB
Recheio 2024 Institucional

Concurso para a segunda linha de Gaia do Metro do Porto recebeu 11 propostas

Concurso para a segunda linha de Gaia do Metro do Porto recebeu 11 propostas

O concurso público para a conceção do projeto da linha Casa da Música – Santo Ovídio, designada como a “segunda linha de Gaia” do Metro do Porto, recebeu 11 propostas, revelou a empresa, em comunicado.

As propostas em causa serão, agora, analisadas pelo júri do concurso público, que, oportunamente, apresentará o “relatório de avaliação ao Conselho de Administração da Metro do Porto”.

O valor base do concurso, lançado no passado mês de abril, é de 4,8 milhões de euros. O objetivo seguinte, avançou a Metro do Porto, passa por “lançar o concurso para a empreitada já nos primeiros meses de 2022”.

Recorde-se que a empreitada total está orçada em 299 milhões de euros, sendo “uma das principais obras que o governo português fez incluir na «bazuca» da União Europeia”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Incluída no Plano de Recuperação e Resiliência, a linha deverá começar a ser construída em 2023 e ficará concluída até ao final de 2025.

A ligação entre as zonas da Boavista e do Campo Alegre, no Porto, e Santo Ovídio, em Gaia, prevê a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro. Com uma extensão de seis quilómetros, vai ter sete estações: Casa da Música, Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda VL8, Devesas e Soares dos Reis.

“A nova linha vai criar uma ligação e um rebatimento directos com os serviços da CP na Estação de comboios das Devesas, dando origem a um novo interface modal em Gaia, além de assegurar o serviço de Metro a uma das zonas mais populosas da Área Metropolitana do Porto”, assegura a empresa.

Além disso, acrescenta, “aliviará a pressão sobre a Linha Amarela (Hospital de São João/Santo Ovídio), que regista maiores níveis de procura em toda a rede do Metro”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem