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Concurso para reabilitar ferrovia da Linha do Norte entre Espinho e Gaia sem candidaturas válidas

Concurso para reabilitar ferrovia da Linha do Norte entre Espinho e Gaia sem candidaturas válidas

O concurso público internacional lançado em março para reabilitar 17 quilómetros da Linha Ferroviária do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia ficou deserto, revelou segunda-feira a Infraestruturas de Portugal.

A empreitada entre Espinho e Gaia tinha um custo estimado em 49 milhões de euros, deveria arrancar no segundo semestre de 2019 e ser depois executada num prazo de 660 dias, mas o procedimento para escolha do construtor volta agora à fase inicial porque nenhum dos candidatos apresentou projetos dentro do valor base de adjudicação.

“O concurso ficou deserto, uma vez que não foram apresentadas propostas válidas de acordo com requisitos exigidos no programa. Os preços indicados eram superiores ao preço base do procedimento”, disse à Lusa fonte oficial da Infraestruturas de Portugal, citada pelo Porto Canal.

Segundo indicou a mesma fonte, “cinco empresas apresentaram apenas o Anexo II – Declaração de Indicação de Preço Contratual e quatro apresentaram declarações justificativas para não-apresentação de proposta”.

Face à inexistência de candidaturas válidas, o conselho de administração da Infraestruturas de Portugal “deliberou pela não-adjudicação da empreitada” e pelo “lançamento de um novo procedimento”, tendo já “solicitado à tutela a necessária autorização de encargos plurianuais”.

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A intervenção no troço Espinho-Gaia da Linha do Norte envolve a renovação integral da superestrutura da plena de via, bem como a eliminação de todas as passagens de nível rodoviárias e pedonais, através da construção de 16 desnivelamentos.

Os trabalhos incluem ainda o alteamento e alargamento de plataformas de acesso de estações e apeadeiros, bem como a alteração do ‘layout’ das estações de Granja e Vila Nova de Gaia.

Serão também criadas duas vias de resguardo eletrificadas, com 750 metros, para aumento da capacidade da via no transporte de mercadorias.

De referir que estas obras estão integradas no projeto de modernização do troço Ovar – Vila Nova de Gaia da Linha do Norte, num investimento total de 160 milhões de euros.

Cofinanciada por fundos comunitários, a empreitada geral está inserida no programa de investimentos na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020.

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