Santander Escolhas 2

Concurso para nova ponte de metro vai ser lançado este mês

Concurso para nova ponte de metro vai ser lançado este mês

“Vamos lançar este mês o concurso de ideias para a nova ponte sobre o Douro”, revelou, na noite de quinta-feira, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, salientando que, perante o local onde vai nascer a infraestrutura, terá que ser “um grande concurso público internacional”. 

“Quando se projeta uma ponte num cenário destes, entre a Ponte da Arrábida, do Edgar Cardoso, e a Ponte Luis I, do Eiffel, não pode ser um projetista qualquer, nem pode ser um empreiteiro a escolher […], tem mesmo de ser um grande concurso internacional, onde os melhores engenheiros de pontes do mundo venham a concurso”, afirmou. 

Segundo informação avançada por Matos Fernandes, o concurso de ideias para a nova ponte sobre o Douro, que servirá exclusivamente o metro do Porto, numa “segunda linha” entre o Porto e Vila Nova de Gaia, já estava pronto para ser lançado há alguns dias, contudo, entendeu-se que só se deveria fazê-lo após a consignação das obras das linhas Rosa e Amarela.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática entende que ao fazê-lo poderia estar a criar-se “a ilusão nas pessoas de mais um concurso”, quando “as outras obras ainda não começaram”. “As outras [obras] vão mesmo começar e logo a seguir vamos lançar este concurso”, referiu. 

Recorde-se que em causa está a linha de metro para Vila Nova de Gaia, num trajeto entre Santo Ovídio-Devesas-Campo Alegre, que ficará localizada entre a ponte Luís I e a ponte da Arrábida. 

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal