A Câmara Municipal do Porto aprovou, na segunda-feira, a escritura de permuta do prédio municipal onde a autarquia construiu o Centro de Saúde de Ramalde pelo terreno da Rua Justino Teixeira, em Campanhã.
O terreno, prometido pelo Estado em troca da obra, possibilitará a construção de um novo complexo desportivo municipal, que servirá o Desportivo de Portugal, e cujo concurso público será lançado em meados deste ano.
“Finalmente, e depois de muito atraso, congratulo-me pelo cumprimento de um compromisso estabelecido com Câmara do Porto há já muito tempo atrás. Vamos poder arrancar com um projeto aguardado”, afirmou o presidente da autarquia, Rui Moreira.
Num comunicado divulgado no seu portal de notícias, o município citou as palavras de Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto, que adiantou que, neste momento, está a ser realizado o estudo prévio, que deverá terminar no final do mês de janeiro. Em meados deste ano, avançar-se-á para o lançamento do concurso da empreitada, que se prevê arrancar em 2022. O prazo de execução é de 15 meses.
Recorde-se que este é um processo que se arrasta já há alguns anos. Em 2018, a Câmara Municipal concluiu a obra do Centro de Saúde de Ramalde e entregou, depois, o edifício à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), “como tinha ficado definido no memorando de entendimento celebrado entre a autarquia e a entidade em setembro de 2016”.
O acordo estabelecia que, em troca, o município receberia o terreno de que o Estado era proprietário, sito à Rua Justino Teixeira, n.º 181.
Foto: CM Porto