PUB
Philips S9000

Concurso da Linha Rubi lançado até final de abril. Viagem inaugural apontada para 2026

Concurso da Linha Rubi lançado até final de abril. Viagem inaugural apontada para 2026

O concurso público da construção da Linha Rubi e da respetiva travessia que ligará a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, vai ser lançado até abril.

Os preços estão em revisão, dado que o valor da empreitada deverá ultrapassar os 300 milhões de euros a fundo perdido do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A previsão para abertura das frentes de obra das estações de metro e nova ponte será entre o final do mês de outubro e início de novembro, simultaneamente, nas duas margens do rio, adianta o Jornal de Notícias. O mesmo órgão de comunicação refere que a viagem inaugural do traçado será em 2026.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Tiago Braga, presidente da Metro do Porto, afirma que o previsor se encontra a verificar a dimensão do impacto causado com o aumento dos custos das matérias-primas, mas, segundo o JN, não avançou quaisquer informações sobre o valor do aumento.

A empresa lançou, em janeiro, um pré-aviso no Jornal Oficial da União Europeia com informações sobre as exigências do procedimento, visto que a carta do PRR obriga a acelerar o processo para garantir a conclusão da obra em três anos.

O presidente da Metro admite, de acordo com o mesmo órgão, que será necessário um número alargado de frentes de obra a começar em simultâneo para garantir os prazos estipulados. A intenção seria terminar a empreitada durante o primeiro semestre de 2026.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem