PUB
CIN - Branco Perfeito

Concerto de Valas, estátuas vivas e desfile de “Soldadinhos de Chumbo” animam fim de semana em Matosinhos

Concerto de Valas, estátuas vivas e desfile de “Soldadinhos de Chumbo” animam fim de semana em Matosinhos

A programação especial que a Câmara Municipal de Matosinhos preparou para a época natalícia continua este fim de semana com sugestões para toda a família.

Na sexta-feira, pelas 21h30, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, vai receber a estreia em Portugal da obra “Jubilate Deo”, do compositor norte-americano Dan Forrest, centrado no texto do Salmo 100. A interpretação da obra é da responsabilidade do Ensemble Vocal Pro Musica, um coro jovem fundado em 1991 pelo maestro José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos. Atualmente, é composto por 100 elementos ativos e dedica-se à interpretação vocal de um repertório muito alargado que abrange o jazz, o pop, a música sacra e também coral sinfónica. A entrada é livre.

Já no sábado, 14 de dezembro, a autarquia dá início ao concurso “Montras de Natal”, uma iniciativa que tem como objetivo “dinamizar o comércio tradicional” e que vai decorrer até ao dia 6 de janeiro.

No mesmo dia, entre as 16h00 e as 19h00, a Rua de Brito Capelo será “decorada” por um conjunto de 15 estátuas vivas representativas de profissões tradicionalmente ligadas a Matosinhos e ao seu comércio de proximidade. Figuras como o pescador, a varina, o ourives, a florista, o cliente, o empregado de mesa, o sapateiro, o vendedor de Lotaria, o ardina, o feirante, o barbeiro, o “grelhador” de peixe, o alfaiate, o armeiro ou o taberneiro, prometem contagiar todos os que passarem por aquela artéria comercial, considerada a mais emblemática do concelho.

A instalação performativa de estátuas vivas voltará a repetir-se no sábado de 21 dezembro, no mesmo horário.

Ainda nessa tarde, será inaugurada, às 16h00, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição Apenas Um Pouco Tarde” de Jorge Irasagarra, que apresenta 24 fotografias a preto e branco captadas, ao longo de 30 anos, em Portugal, Itália, Alemanha, Espanha e Cabo Verde. A mostra vai estar patente até ao dia 14 de janeiro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Pelas 18h00, o jovem rapper português Valas vai atuar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde deverá apresentar alguns dos seus trabalhos mais conhecidos, como “As Coisas”, “Acordar Assim”, “Alma Velha”, “Preciso”, “Presente” e “Estradas no Céu”.

Ainda no sábado vai arrancar mais uma edição de inverno do “Dancem Todos”, um evento que procura valorizar o trabalho realizado nas escolas do concelho, demonstrando aquilo que de melhor se faz perante na dança nas suas diferentes modalidades. As escolas irão apresentar as suas performances no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery até ao dia 21 de dezembro.

Este ano, participam a Escola de Ballet de Leça da Palmeira (dia 14, 21h30), Dance 4U (dia 15, 18h00), Double Dance Studio (dia 16, 21h30), Just Dance School (dia 17, 21h30), Escola de Dança Attitude (dia 18, 21h30), Ballet Art (dia 19, 21h30), Academia de Dança de Matosinhos (dia 20, 21h30) e a Academia de Dança Le Petit Pas PAS (dia 21, 21h30).

Já no domingo, pelas 15h00, o espetáculo “Os Soldadinhos de Chumbo” vai percorrer Leça da Palmeira, entre a Avenida Dr. Fernando Aroso e a Rua Hintze Ribeiro.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Foto: CM Matosinhos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil