PUB
CIN - Branco Perfeito

Concelhos do Grande Porto de mãos dadas pela valorização do Rio Douro

Concelhos do Grande Porto de mãos dadas pela valorização do Rio Douro

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A iniciativa, que reúne os concelhos de Gondomar, Porto, Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, conta com 76 projetos para o Rio Douro, com enfoque na economia e no turismo das regiões envolvidas.

Os municípios de Gondomar, Porto, Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira apresentaram esta quarta-feira o projeto “Valorização do Rio Douro”, destinado a potenciar o espaço urbano voltado para o rio. Desenvolvido, ao longo de seis meses, pelo professor da Universidade do Porto Rio Fernandes e uma equipa qualificada, o programa conta com 76 projetos para o Rio Douro com enfoque na economia e no turismo das regiões envolvidas.
Um dos projetos-bandeira da iniciativa diz respeito a uma intervenção na ponte Luiz I para melhorar as condições de circulação pedonal e ciclável, nomeadamente no tabuleiro inferior para onde está previsto um acrescento na parte exterior. A obra na ponte D. Maria Pia, em articulação com a Infraestruturas de Portugal, também é considerada prioritária, abrangendo a “conversão do tabuleiro para ecopista e a restituição da dignidade, segurança e utilidade a um equipamento classificado como Património Nacional”. O programa inclui igualmente a aposta nas travessias e circulação fluvial, pretendendo-se aumentar a mobilidade através da utilização do rio como “via navegável” e não apenas turística. Orçada em 2,5 milhões de euros, a qualificação e ampliação do cais da Lixa/Covelo (Gondomar), de forma a reforçar a capacidade de acostagem de embarcações marítimo-turísticas e de recreio, favorecendo a gestão dos cais no Porto e em Vila Nova de Gaia, faz também parte do projeto. De salientar ainda a valorização do Laboratório Engenheiro Edgar Cardoso e a criação da Casa da Memória do Rio Douro – com o intuito de preservar, valorizar e divulgar elementos culturais das regiões.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile