PUB
Recheio 2024 Institucional

Concelho do Porto ganha primeiras camas para Cuidados Continuados de média duração

Concelho do Porto ganha primeiras camas para Cuidados Continuados de média duração

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O concelho do Porto ganhou, na passada sexta-feira, as primeiras 19 camas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados de média duração.

“Estamos muito satisfeitos, por, pela primeira vez no concelho do Porto, termos uma unidade de média duração com 19 camas”, dando uma resposta a uma área que ainda não tinha “uma solução”, declarou Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que presidiu na sexta-feira, no Porto, à cerimónia de assinatura do protocolo celebrado entre o Ministério da Saúde, Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Porto e Ordem Terceira da Santíssima Trindade.
Segundo Luís Malafaia de Sá, provedor da Ordem, as 19 camas para cuidados continuados de média duração, instaladas na Baixa do Porto, na Trindade, representam o “culminar de uma visão estratégica” que começou a delinear-se há dois anos e cujo orçamento investido rondou “meio milhão de euros”.
O secretário de Estado da Saúde, Fernando Araújo recordou, que no final de 2015, havia cerca de 7.700 camas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, e que em 2016 estão previstas mais “684 camas”, ou seja, um aumento de “25% [daquelas camas] em relação a 2015”.
Segundo a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), com a entrada das 19 camas de média duração na cidade do Porto, a região Norte passa a dispor de “2.457 camas, nas diferentes tipologias da rede, 20 das quais de âmbito pediátrico (casa do Kastelo)” e estima que até ao final do ano o número se eleve para “112 camas”.
A ARS do Norte disse ainda que na região Norte está a ser reforçada a prestação de cuidados continuados efetuados na casa dos doentes por equipas multidisciplinares e, atualmente, há 1.691 lugares de resposta domiciliária.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile