PUB
Recheio 2024 Institucional

Comunidade Judaica do Porto e Sociedade Histórica celebram “protocolo de amizade”

Comunidade Judaica do Porto e Sociedade Histórica celebram

A Sociedade Histórica da Independência de Portugal e a Comunidade Judaica do Porto acabam de celebrar um protocolo de “parceria, amizade e cooperação”, que visa aprofundar o conhecimento da história de Portugal e das duas instituições, divulgar atividades públicas de ambas e colaborar na sua difusão. 

O documento estabelece a realização de um Encontro Anual, alternadamente, no Museu Judaico do Porto e no Palácio da Independência, em Lisboa, que deverá arrancar no Porto. 

“O primeiro encontro entre delegações está previsto realizar-se no Museu Judaico do Porto, no próximo mês de maio, num dia que pensamos ser de reencontro dos valores da portugalidade”, sublinhou Ana Leal de Faria, vice-presidente da Direção da Sociedade Histórica, citada no comunicado enviado às redações. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No protocolo, a Sociedade Histórica realça “a importância da participação das comunidades judaicas na formação e no desenvolvimento da Nação, desde seus alvores no século XII” e evoca “o simbolismo da proximidade e amizade que se estabeleceu entre D. Afonso Henriques e D. Yahia Ben Yaish [ou Yahia Ben Yahia], figura de relevo dos primeiros anos de Portugal, que viria a ser o primeiro Rabi-Mor do país, exerceu altas funções de administração do Reino e participou em combates ao lado e ao serviço do seu Rei”. 

Por sua vez, Isabel Lopes, vice-presidente da Direção da Comunidade Judaica do Porto, recordou que “quando o rabbi D. Yahia Ben Yaish combateu ao lado de D. Afonso Henriques, ao serviço do qual terá morrido, por todo o território já se estendiam, desde longa data, comunidades judaicas. “O Museu Judaico do Porto e o Palácio da Independência são ótimos locais para refletir sobre os desafios que Portugal enfrentou, enfrenta e enfrentará”, completou. 

Note-se que a Sociedade Histórica prossegue fins de educação e cultura, cuidando da defesa da independência e da identidade de Portugal, assim como da língua, da história e da cultura portuguesas e sua universalidade, enquanto a a Comunidade Judaica do Porto tem como fins, entre outros, a promoção da história e da cultura judaicas. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem