CIN - Branco Perfeito

Companhia Volotea aponta o Porto como “uma aposta” de futuro

Companhia Volotea aponta o Porto como

Começou em abril a operar a sua primeira rota no nosso país, entre o Porto e Bilbau. Mas a companhia aérea de baixo custo Volotea reconheceu já o “muito potencial” do aeroporto Francisco Sá Carneiro e pretende agora “crescer em número de frequências” e “analisar outras rotas”.

“Temos sempre muita precaução quando abrimos operações novas, mas claro que quando abrimos uma operação num aeroporto não é para ter só uma rota. A ideia é crescer em número de frequências na rota para Bilbau e, depois, analisar outras rotas, provavelmente para Espanha ou para ilhas turísticas”, afirmou esta segunda-feira Carlos Cerqueiro, o diretor de desenvolvimento empresarial da companhia espanhola.

Em conferência de imprensa no Porto, o responsável destacou que o aeroporto Francisco Sá Carneiro — um dos cinco novos aeroportos onde a Volotea inicia operações este ano — “tem muito potencial” e a companhia tem “muita confiança na Vinci e no seu modelo de gestão”.

A Volotea estreou-se em abril no aeroporto do Porto com uma rota de e para a cidade espanhola de Bilbau, com 18.750 lugares disponíveis em duas frequências semanais (Porto-Bilbau às quintas-feiras às 21h e aos domingos às 20h30 e Bilbau-Porto às quintas-feiras pelas 20h20 e aos domingos pelas 19h50) e taxas de ocupação superiores a 90%.

Segundo Carlos Cerqueiro, citado pelo Notícias ao Minuto, a companhia áerea opera atualmente em 319 rotas entre 83 cidades europeias de 13 países: França, Itália, Espanha, Alemanha, Grécia, Croácia, República Checa, Portugal, Malta, Áustria, Irlanda, Luxemburgo e Marrocos.

A Volotea transportou em 2018 mais de 6,6 milhões de passageiros, um aumento de 36% face ao ano anterior. Desde o seu primeiro voo, em 2012, a companhia transportou um total de 22 milhões de pessoas e prevê superar os 7,5 milhões de passageiros este ano.

Com um total de 36 aeronaves (Boeing 717 e Airbus A319), a companhia conta atualmente com 12 bases – Veneza, Nantes, Bordéus, Palermo, Estrasburgo, Astúrias, Verona, Toulouse, Génova, Bilbau, Marselha e Atenas -, sendo que na próxima semana inaugura uma nova base em Cagliari, Itália.

O diretor do aeroporto do Porto, Fernando Vieira, desafiou já a Volotea a equacionar a instalação de uma base no Francisco Sá Carneiro, apontando o crescimento a uma taxa anual de 10% que este vem registando nos últimos anos, até aos atuais 12 milhões de passageiros.

Fernando Vieira destacou ainda o “muito grande dinamismo” da região servida pelo aeroporto, que disse estender-se “da Galiza até ao meio de Portugal”, as “perto de 100 rotas diárias” atualmente existentes a partir do Porto, onde operam regularmente “cerca de 30 companhias”, e o recente reforço das ligações de longo curso.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal