A antiga fábrica do Cobre, localizada em Campanhã, na Estrada da Circunvalação, sofrerá de obras de requalificação que incluem novos arruamentos e zonas verdes.
No projeto imobiliário privado prevê a edificação de seis lotes para habitação, com 229 fogos, mais quatro lotes para comércio e serviços.
A obra encontra-se enquadrada no Plano Diretor Municipal da cidade onde inclui a construção de mais habitações para a zona de Campanhã.
A Companhia Portuguesa do Cobre, recorde-se, foi considerada a maior unidade industrial da cidade, dando emprego a 760 pessoas, sendo atribuído, pelo Estado Novo, o caractér “de interesse nacional”. Ao longo dos anos foram feitas várias obras de aumento das instalações, que incluíam dormitórios, espaço de refeição para os trabalhadores que chegavam de várias localidades à volta, e até túneis que atravessavam todo o complexo.
Em 1997, após complicações com investimentos, dependência de matéria-prima vinda do exterior e até questões ambientais, a Companhia Portuguesa do Cobre abriu falência.
Imagem: Porto.